Clube

A revitalização e expansão de São Januário; veja detalhes

A REVITALIZAÇÃO E EXPANSÃO DE SÃO JANUÁRIO 🏟️ - DETALHES EXCLUSIVOS E FOTOS NO FIO: 

O Vasco, após o prefeito Eduardo Paes assinar o projeto de lei para a venda do potencial construtivo de São Januário, está mais próximo da reforma do seu histórico estádio. 

Atualmente o projeto de lei está na Câmara de Vereadores do Rio e, dentro dele, há também um projeto arquitetônico com orçamento, projeções e memorial descritivo, fatores cruciais para que o potencial construtivo fosse possível. O Vasco, hoje, trabalha exclusivamente com o modelo que iremos descrever e apresentar abaixo. 

Ainda na gestão de Alexandre Campello, o arquiteto Sérgio Dias desenvolveu o que ficou mais conhecido pela torcida como "Caixotinho". Sócio do Vasco há 75 anos, Sérgio é neto de Albertino Moreira Dias, o primeiro diretor de futebol do Vasco e que montou o time dos Camisas Negras. 

Ele reuniu também Ana Carolina Dias, Clarissa Pereira, Felipe Nicolau e William Freixo, arquitetos vascaínos que frequentam a Colina Histórica. Com a entrada da gestão Jorge Salgado e Osório, o Vasco trabalhou durante os últimos 3 anos para melhorar o projeto e apostou na mesma equipe para aprimorar o conceito inicial e garantir que o projeto estivesse totalmente alinhado com os regramentos urbanísticos, com o plano diretor da cidade. 

Como há eleições presidenciais no próximo sábado (11) e este é o projeto que está na Câmara de Vereadores, a pauta principal da transição, seja lá qual for o presidente, é a reforma e a gestão atual pretende se reunir com a administração futura já na próxima semana. Objetivo, é claro, inteirar o novo presidente, que terá liberdade para fazer suas ponderações. 

O estádio deixou de ser o "Caixotinho", ao longo desse tempo várias ideias para "vascaínizar" a revitalização foram ouvidas e implantadas, além do custo (R$ 506M) ter sido adequado ao valor do potencial construtivo que o Cruz-Maltino pretende vender (já há "pré-contratos", conhecidos como memorandos de entendimento, encaminhados para a venda do potencial construtivo e que viabilizaram a reforma). 

Vale ressaltar que o potencial construtivo será vendido para a revitalização do Complexo Esportivo de São Januário, não só do Estádio em si, o que vai beneficiar os moradores da Barreira do Vasco e de todo o bairro de São Cristóvão. VEJA OS DETALHES NO FIO🧶

EXPECTATIVA PARA O INÍCIO DAS OBRAS: Abril de 2024
TÉRMINO: ABRIL DE 2027 (Quando São Januário completará 100 anos).
CAPACIDADE: 47.383

FACHADA - Monumento tombado e patrimônio histórico do Rio de Janeiro, a fachada não contará com alterações além, é óbvio, da revitalização nas pinturas e estruturas. Vale reassaltar que nada será construído acima da fachada para que ela continue destacada.
 

Fonte: X Lucas Pedrosa
  • Quarta-feira, 19/06/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Juventude Juventude 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Sábado, 22/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 26/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sábado, 29/06/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 03/07/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 08/07/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir