Clube

A trajetória de Philippe Coutinho fora do Brasil

Depois de alguns anos fora do Brasil, Philippe Coutinho está muito próximo de acertar a volta ao Vasco. O jogador já está em solo brasileiro e deve se encontrar com a diretoria Cruzmaltina nos próximos dias para acertar o contrato com o Gigante da Colina. Veja a trajetória do atleta depois que saiu do clube carioca:

Em 2008, a Inter de Milão acertou a compra de Coutinho junto ao Vasco por € 3,8 milhões (cerca de R$ 10 milhões na cotação da época), antes mesmo dele se tornar profissional. Dessa forma, como as regras da FIFA não permitem transferências internacionais de atletas menores de dezoito anos, o jogador permaneceu no Gigante da Colina até julho de 2010.

Logo que chegou na Inter de Milão, Coutinho iniciou as atividades com o elenco profissional para a temporada 2010/11. No entanto, no ano seguinte, se transferiu ao Espanyol, da Espanha, onde se destacou e ganhou o o prêmio de revelação da La Liga. Com o fim do contrato de empréstimo, o meio-campo voltou ao time italiano, mas foi negociado com o Liverpool pouco tempo depois.

No clube inglês, ele atuou por seis anos – de 2012 até 2018. Nos Reds, o meia disputou 201 partidas, marcou 54 gols e deu 43 assistências. Além disso, saiu como o brasileiro que mais marcou gols na história da Premier League e foi eleito por duas vezes consecutivas o Jogador da Temporada do Liverpool.

Ida de Coutinho ao Barcelona

Em 2018, o Barcelona adquiriu os direitos de Coutinho, equipe em que ele teve duas passagens. Na primeira, ele ficou por duas temporadas, mas sofreu críticas e chegou – também por empréstimo – ao Bayern de Munique. Como o time alemão não exerceu a opção de compra ao fim do vínculo de um ano, ele retornou ao clube espanhol. Pelo Barça, atuou em 106 jogos e marcou 26 gols.

Em 2021, o cria do Vasco foi novamente emprestado: desta vez para o Aston Villa, da Inglaterra. Os ingleses, porém, exerceram a opção de compra seis meses depois e pagaram 20 milhões de euros para contar com o meia em definitivo. Prejudicado pelas lesões, o brasileiro somou 43 jogos com a camisa do Villa, com seis gols marcados e três assistências.

Último clube antes de chegar no Rio

Aos 31 anos, Coutinho estava Al-Duhail, do Qatar, clube pelo qual encerrou sua trajetória na semana passada, após a eliminação na Copa do Emir.

O jogador atualmente tem contrato com o Aston Villa, da Inglaterra. No entanto, o clube inglês não conta com ele para a próxima temporada, que começa em julho. Com isso, as partes discutem uma rescisão amigável e, assim, ele ficaria disponível para assinar com o Vasco em definitivo.

Fonte: Super Rádio Tupi
  • Quarta-feira, 19/06/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Juventude Juventude 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Sábado, 22/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 26/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sábado, 29/06/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 03/07/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 08/07/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir