Mercado

A última temporada de Payet pelo Olympique de Marseille

Após inúmeras tentativas frustradas de fechar com um renomado meio-campista para a sequência da temporada, o Vasco da Gama avançou nas negociações por uma estrela mundial que elevaria e muito o nível do elenco cruzmaltino: Dimitri Payet.

Livre no mercado de transferências após o encerramento de seu contrato junto ao Olympique de Marseille, o armador francês de 36 anos gostou da proposta apresentada pelo Gigante da Colina e está em vias de ser anunciado como novo reforço do clube. Segundo apuração do globoesporte, há um grande otimismo em São Januário pelo desfecho positivo das tratativas.

Como foi a última temporada de Payet na Europa?

Considerado ídolo no Olympique de Marseille, Dimitri Payet defendeu a camisa do clube francês por sete temporadas, se despedindo no último mês de julho após não chegar a um acordo de extensão de vínculo. A discordância entre as partes teve motivação esportiva: o OM desejava manter Payet no clube como um cargo diretivo, enquanto o camisa 10 queria seguir atuando dentro de campo.

A tentativa do Marseille em "redirecionar" a função do craque francês no clube pode ser explicada pelo desencaixe de Dimitri Payet na temporada 2022/23, um de seus anos mais discretos em termos de desempenho e números: foram apenas 27 jogos realizados, com quatro gols e três assistências. Sob comando de Igor Tudor e posteriormente Marcelino García, experimentou uma queda brusca em relação à época anterior, quando o meia ofensivo totalizou 29 participações em gols (16G + 13A) em 46 partidas disputadas sob comando de Jorge Sampaoli, hoje no Flamengo.

Os números um tanto quanto discretos de Payet na temporada passada, no entanto, não devem preocupar o torcedor vascaíno: mesmo se tratando de um jogador em reta final de carreira, Payet ainda tem muita qualidade técnica e capacidade de contribuir em grande nível. Se bem utilizado e motivado, poderá ser o camisa 10 que o Gigante da Colina tanto deseja. Seus excelentes números na temporada 2021/22, apenas dois anos atrás, provam que o francês ainda tem, sim, gasolina no tanque.

Fonte: 90min
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir