Futebol

Abel, ex-zagueiro do Vasco, completa 61 anos neste domingo

 ANIVERSÁRIO DE ABEL BRAGA

Carioca, nascido em 1º de setembro  de 1952, Abel Carlos da Silva Braga foi zagueiro vascaíno por três temporadas, entre 1976 e 1979. Conquistou dois títulos pela “Turma da Colina”: Taça Guanabara e Campeonato Carioca de 1977. Revelado pelo Fluminense, Abel passou, também, pelo francês Paris Saint Germain; (1979/1981); Cruzeiro-MG (81/82); Botafogo (83/84) e Goyatacaz-RJ (84/85).
O Abelãoa chegou à Seleção Brasileira, tendo sido campeão de um tornei pré-olímpico, em 1971. Como olímpico,  disputou 10 jogos canarinhos, vencendo três, empatando quatro e perdendo três. Um dos empates foi com o Vasco, por 0 x 0, em 4 de junho de 1972.  Pelo selecionado principal, fez só uma partida, em 19 de abril de 1978, como jogador vascaíno, em Brasil 1 x 1 Inglaterra, diante de 95 pagantes, no antigo estádio londrino Wembley. O time, treinado por Cláudio Coutinho, formou assim: Leão; Zé Maria, Abel, Amaral e Edinho; Cerezzo, Rivellino e Zico; Gil (autor do gol), Nunes (Batista) e Dirceu, o outro vascaíno do time..
Como treinador, Abel dirigiu o time cruzmaltino por duas oportunidades, em 1995, e em  2000. Na segunda, conquistou a Taça Guanabara.

Fonte: Kike da Bola