Futebol

Acabou o amor? Depois de 8 jogos, Alex Teixeira ainda não conseguiu render

Acabou o amor? Depois de oito jogos com a camisa do Vasco em seu retorno ao Rio de Janeiro, Alex Teixeira ainda não conseguiu render, e o clima de lua de mel com a torcida deu lugar a cobranças para que o camisa 7 apresente um melhor futebol.

Cria do clube, o atacante abriu mão de propostas mais vantajosas para retornar a São Januário, tem o respeito do torcedor, mas é fato que o encanto com sua contratação, por ora, acabou, principalmente após a atuação ruim diante do Grêmio. Ele ainda não gerou o impacto no time que era esperado com sua chegada.

Longe disso. Com Alex, o Vasco disputou oito jogos, perdeu cinco, empatou um e venceu apenas dois. Testado em diferentes posições do meio pra frente, o atacante ainda busca o primeiro gol - teve dois anulados contra o Brusque. Com contrato até o fim de novembro, sua sequência no clube em 2023 é incerta.

Apresentado com pompa, diante da torcida, antes do jogo contra o Ituano, em São Januário, a chegada de Alex Teixeira gerou grande expectativa nos torcedores, que ainda não se empolgaram com suas atuações. O desempenho do último domingo rendeu críticas ao atacante, que falhou no gol de empate do adversário ao perder a bola no início do lance. O baixo rendimento, inclusive, coloca em xeque a titularidade do jogador nas próximas rodadas.

Durante o período em que esteve em campo contra o Grêmio, recebeu muitas críticas de torcedores nas redes sociais. O Vasco cresceu no jogo quando Alex Teixeira e Marlon Gomes saíram para as entradas de Bruno Tubarão e Figueiredo, aos 14 minutos do segundo tempo.

- A gente não pode se fechar diante de uma escalação, diante da minha definição de uma equipe. Foi o que aconteceu. A gente percebeu que precisava de velocidade pelos lados e força também. Colocamos Tubarão e Figueiredo. A gente acabou trocando, mais forte do lado direito do que pelo esquerdo. E as coisas começaram a acontecer - avaliou Jorginho no domingo.

Na próxima rodada, Jorginho terá à disposição também o jovem atacante Eguinaldo, que desfalcou o time em Porto Alegre porque estava com a seleção brasileira sub-20. Mais uma opção para mudar o ataque vascaíno.

Alex Teixeira completou oito jogos pelo Vasco diante do Grêmio, e os números corroboram as críticas da torcida. O atacante tem apenas uma assistência e um aproveitamento de 29%. Foi titular sete vezes, mas jogou apenas uma partida completa, na derrota para o Brusque fora de casa.

Inicialmente, ele foi escalado na ponta esquerda, mas não encaixou. Passou a flutuar mais pelo meio e até a ser testado como falso 9, contra o Bahia. Nada. Vale lembrar que a entrada do atacante no time coincide com o mau momento e oscilação do Vasco na Série B.

A readaptação ao futebol brasileiro depois de 12 anos jogando fora do país é um obstáculo para o jogador de 32 anos, que ficou mais de dois meses sem jogar até a reestreia pelo Vasco. Mas a melhora no desempenho é necessária para a definição do futuro do atacante, que tem mais dois meses de contrato.

À época da contratação, a 777 Partners, que atualmente controla o futebol do Vasco, não fez força para a vinda de Alex Teixeira e chegou a desencorajar um plano de marketing que seria usado na negociação. Tanto que o desfecho positivo só foi possível pela vontade grande de o atacante retornar ao clube em que foi formado. Aceitou diminuir o salário e assinar um contrato curto.

Uma renovação para o próximo ano envolve valores mais altos e depende de acordo com a SAF. Para isso, o jogador precisa mostrar bem mais nos nove jogos que restam para o fim da temporada. Além disso, o bom desempenho no Vasco pode abrir novas portas para o mercado internacional, já que Alex revelou para pessoas próximas que ainda cogita jogar fora do Brasil.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário