Futebol

Aceleração máxima. Vasco promete "voar" no Carioca

Um dos grandes destaques do Vasco no ano de 2006 não estava dentro de campo. Mas em cada boa jogada ou a cada gol marcado havia um pouco do seu trabalho. O responsável pelo excelente desempenho físico dos jogadores cruzmaltinos foi o preparador Alexandre Mendes. Ele chegou junto com o técnico Renato Gaúcho e assim como o amigo se encaixou como uma luva em São Januário.

Modesto, Alexandre afirma que esse bom momento não se deve apenas ao trabalho feito por ele e sim por uma mescla entre preparação física, tática e a dedicação dos atletas.

“A responsabilidade que o grupo sempre teve também contou muito. Eles entraram de corpo e alma e procuraram fazer tudo o que foi determinado. O segredo foi essa dedicação”, disse.

O bom condicionamento se refletiu diretamente na desenvoltura do time em campo. Já que o Vasco foi a equipe que menos cometeu faltas no Brasileirão.

“Se o cara estiver bem fisicamente, com certeza vai procurar um melhor caminho, vai chegar antes do que o outro na bola. Isso faz com que melhore o estilo de jogo deles”, completou.

DFois jogadores deram um Alguns dos destaques vascaínos neste ano começaram no clube no meio da temporada, como Jean e Leandro Amaral, e não puderam participar de toda a preparação física programada. Isto dificultou o trabalho de Alexandre.

“Eles chegaram aqui muito mal fisicamente. Então, primeiro tivemos que fazer uma avaliação minuciosa, para depois verificarmos o que precisaríamos trabalhar mais em cada um. Pois não dava para fazer tudo o que já havia sido feito com o resto do grupo”, analisou o preparador.

A amizade entre Alexandre e Renato Gaúcho vem desde 1995, quando os dois se conheceram no Fluminense. Desde então se tornaram amigos e quando o técnico decidiu aceitar a proposta do clube da Colina, chamou o amigo.

“Assim que surgiu a oportunidade de vir para o Vasco ele falou comigo e larguei tudo lá no Flu, onde passei toda a minha vida, para acompanhá-lo. E valeu a pena”, garantiu.

Cartilha para manter a boa forma

Nem nas férias os jogadores poderão dizer que se esqueceram do preparador Alexandre Mendes. Todos levaram uma pequena cartilha com explicações sobre o que poderiam fazer durante o período de descanso para manter a boa condição física.

“Eles estão com um planejamento mínimo em mãos. Podemos orientá-los, mas eles estão de férias e podem fazer o que quiser”, disse.

Sobre a pré-temporada em Resende, Alexandre não cria muitas expectativas.“Só veremos se será melhor quando começarmos a trabalhar lá”, afirmou. Ele comemorou também a manutenção da maioria dos jogadores com quem trabalhou em 2006.

“É difícil trabalhar com atletas que não conhecemos bem, pois trabalhamos de uma forma diferente, em que todos podem opinar no que está sendo feito, sobre a intensidade do exercício e outras coisas. Ainda bem que serão poucos, o que torna tudo mais fácil”, completou.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário