Mercado

Acerto com Thiago Mendes pode dar uma solidez defensiva ao Vasco

Thiago Mendes pode estar chegando a São Januário para vestir a camisa do Vasco.

Mas afinal, quais posições podem e quais não podem contar com jogadores mais experientes? O Vasco já não tem muito jogador com essa característica?

Bom, essa pergunta pode ter mais de uma resposta, tudo depende do contexto.

Hoje, o Vasco possui um elenco desequilibrado do ponto de vista de experiência.

O clube conta, do meio para frente, com jogadores como Coutinho, Alex Teixeira, Vegetti e contava também com Payet, mas, do meio para trás, a situação se inverte. Se retirarmos Maurício Lemos, que tem um pouco mais de rodagem, mas quase não tem jogado, o Vasco tem uma linha defensiva consideravelmente menos experiente que, por exemplo, os três rivais cariocas.

Na minha análise, essa é uma das defasagens que faz o clube não ir tão bem em clássicos ou em jogos que exigem mais mentalidade e suporte sob pressão. Basta ver, como exemplo, o próprio Vasco de 2015/2016, que se sobressaía em clássicos com a presença de jogadores experientes como Guiñazu de primeiro volante e Rodrigo na defesa, além de Nenê e Andrezinho na distribuição inteligente das partidas.

Se esse quadro se equilibrar, o Vasco terá uma equipe mais cascuda. Basta lembrar como a chegada de jogadores como Medel e Maicon conseguiu trazer alguma solidez defensiva a um elenco que passava por dificuldades.

A chegada de Thiago Mendes traz esse equilíbrio entre meio-campo e zaga, além de meio-campo e ataque. A questão física nunca foi um empecilho para o jogador, que sempre demonstrou vigor, além de bom posicionamento e estatura razoável. Nos planos de Diniz, certamente teremos um Thiago participando ativamente das partidas e podendo atuar na zaga em situações em que o técnico já utilizou Hugo Moura e Cocão. Algo que não é novidade, pois no Fluminense o técnico utilizava André nessa função.

Um primeiro volante técnico, experiente e acostumado com a função é muito importante para trazer ao Vasco a possibilidade de ter uma equipe capaz de propor o jogo de maneira impositiva. Estando em boas condições, com certeza deve agregar muito a equipe. 

Fonte: X de Rodrigo Silvério
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 05/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (35,00%)
Empates 19 (31,67%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 85 (53,80%)
Sofrido 73 (46,20%)
Total 158
Saldo 12
Cartões
Amarelos 127 (94,78%)
Vermelhos 7 (5,22%)
Total 134