Futebol

Acontecimentos deixam Rafael Paiva pressionado

Pela primeira vez desde que assumiu interinamente o comando do Vasco, o treinador Rafael Paiva chega pressionado para uma partida. Depois de três jogos sem vitória, o técnico busca tranquilidade contra o Red Bull Bragantino neste sábado.

Não é que um resultado negativo em São Januário vá mudar o atual cenário da comissão técnica, mas há uma preocupação com o rendimento do time. O Vasco vem de três atuações ruins.

Este é o pior momento do interino, que está em sua segunda passagem pelo profissional nesta temporada. Antes, o maior período sem vitórias havia sido de dois jogos. Agora, o Vasco vem de um empate (Copa do Brasil) e duas derrotas (Brasileirão).

Antes desta sequência ruim, o time tinha alcançado quatro vitórias seguidas no Brasileirão. Paiva foi ainda o responsável pela classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Há uma pressão por retomar a boa fase, mas ao mesmo tempo ele tem o respaldo do departamento de futebol.

O comportamento do time contra o Atlético-GO não agradou à diretoria. O presidente Pedrinho e o diretor técnico Felipe estavam em Goiânia e foram ao vestiário do Estádio Antônio Accioly após o empate em 1 a 1 - a conversa com os jogadores demorou mais que o de costume.

As cobranças internas são vistas como comuns neste momento de oscilação, e a diretoria acredita que Rafael Paiva vai conseguir recuperar o bom trabalho de antes. Ele não foi efetivado, mas recebeu valorização salarial e tem o apoio de Pedrinho no dia a dia.

Até então o grande mérito do treinador foi ter mostrado conhecimento sobre o elenco e apresentado um Vasco competitivo. Algo que não se viu nas últimas partidas: a equipe não manteve a entrega defensiva e faltou leitura para mudar a postura ao longo dos 90 minutos.

O treinador admitiu o desempenho ruim, mas disse que o Vasco vai voltar a performar bem com a sequência de jogos no Rio de Janeiro, sem o desgaste das viagens.

- Fizemos uma primeira perna quando eu cheguei no sentido de jogos que tinha um grupo, uma forma de jogar, e agora se reestruturando, com quatro jogadores novos... Estamos tentando mantê-los fisicamente no melhor nível possível. É uma readaptação, vendo a melhor forma de encaixá-los. A oscilação passa muito por isso também. Vamos nos encontrar nos próximos jogos - afirmou Paiva depois do empate com o Atlético-GO.

Fonte: ge
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Rayan 2
Jogos
Vitórias 1 (50,00%)
Empates 1 (50,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 2
Gols
Marcados 4 (66,67%)
Sofrido 2 (33,33%)
Total 6
Saldo 2
Cartões
Amarelos 2 (66,67%)
Vermelhos 1 (33,33%)
Total 3