Futebol

Adepto da retranca, Renato não abre mão dos três zagueiros

É comum o técnico Renato Gaúcho fazer mistério sobre a escalação do Vasco antes dos jogos. Suas opções, no entanto, apontam para algo que não é mais segredo para ninguém: o esquema tático preferido do treinador é com três zagueiros.

Embora Renato não tenha reconhecido isso abertamente, a montagem do time contra o Grêmio comprova a teoria. Como o defensor Jorge Luiz estava suspenso para essa partida, era esperado que Abedi ocupasse a vaga, o que acarretaria a volta do 4-4-2.

Ao contrário, o treinador preferiu promover a entrada de Carlão e manter o 3-5-2. Mesmo sem conseguir vencer em casa, o esquema com três zagueiros não foi alterado durante o jogo.

No prosseguimento da partida, o técnico não quis dar justificativas sobre a manutenção da tática. Alegou apenas que conhece bem o elenco vascaíno. \"Eu não tiro o terceiro zagueiro em certos jogos porque eu conheço minha defesa, não tenho de entrar em detalhes. Convivo com eles diariamente e sei quando preciso tirar um jogador ou não\", afirmou.

O próximo desafio do Vasco é contra o Corinthians, no Pacaembú. O time precisa de uma vitória para avançar de fase na Copa Sul-Americana. O esquema com três zagueiros deverá ser mantido, já que Renato contará com a volta de Jorge Luiz.

Fonte: Pelé.Net
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Puma 4
Jogos
Vitórias 8 (34,78%)
Empates 8 (34,78%)
Derrotas 7 (30,43%)
Total 23
Gols
Marcados 31 (54,39%)
Sofrido 26 (45,61%)
Total 57
Saldo 5
Cartões
Amarelos 40 (88,89%)
Vermelhos 5 (11,11%)
Total 45