Futebol

Advogado diz que ação de torcedores do Vasco na Justiça será bombástica

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu não levar a julgamento o recurso do Vasco, que buscava a anulação da partida contra o Atlético-PR sob a alegação de falta de segurança. No entanto, a torcida vem se mobilizando para seguir com a história. O advogado Luiz Roberto Leven Siano pretende apresentar no início da próxima semana uma ação na Justiça comum em nome de pelo menos 50 torcedores que estiveram na Arena Joinville dia 8 de dezembro e sentiram-se lesadas por terem sofrido, mesmo que de forma indireta, as consequências da barbárie protagonizada por duas torcidas organizadas, principalmente pela ausência de policiais no local.

O recesso do judiciário se encerra nesta terça-feira, quando a ação deverá ser encaminhada. No esboço finalizado na última quinta-feira, foram indicados cinco réus, incluindo o árbitro Ricardo Marques Ribeiro (absolvido pelo STJD) e a CBF (que não constou na denúncia oferecida pela Procuradoria da Justiça Desportiva).

- Será uma ação bombástica, feita por torcedores do Vasco que estavam no estádio, viveram momentos de terror e que estão indignados com os desdobramentos do caso. Até o momento temos cerca de 50 pessoas cadastradas, mas esse número pode chegar a 2.500. Obviamente não estarão aqueles que brigaram - explicou o advogado.

Leven Siano afirma que serão feitas algumas ações, incluindo perdas e danos, declaratória de nulidade e obrigação de fazer. Segundo o advogado, foram evidenciadas várias irregularidades no estádio relativas à falta de segurança, como falta de extintores de incêndio, além de outras questões que tornaram-se notórias, como ausência de agentes da Polícia Militar.

- A ideia é reparar a injustiça, valorizar os direitos do torcedor e uma reação com a Justiça desportiva. O desdobramento de tudo o que aconteceu é ridículo - afirmou.

Torcedor do Vasco, Leven Siano garante não fazer parte de uma possível manobra do clube no âmbito da Justiça comum. Ele afirma ser opositor da diretoria e lembra estar designado por vários ex-funcionários em ações contra o Vasco. Entre eles estão Edmundo, Alexandre Torres e o ex-vice de futebol José Luiz Moreira.

- A possível anulação da partida seria uma consequência. O principal é que um jogo de futebol não poderia ocorrer naquelas condições - ressaltou o advogado.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Santos Santos 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (33,33%)
Empates 3 (25,00%)
Derrotas 5 (41,67%)
Total 12
Gols
Marcados 14 (56,00%)
Sofrido 11 (44,00%)
Total 25
Saldo 3
Cartões
Amarelos 16 (88,89%)
Vermelhos 2 (11,11%)
Total 18