Futebol

Afastado do elenco já foi xodó de Diniz na sua primeira passagem

Além do aguardado reencontro com Tchê Tchê, outro jogador do atual elenco do Vasco trabalhou e tem boas recordações da época em que foi comandado por Fernando Diniz: o lateral-esquerdo Riquelme. O jogador de 22 anos no momento está afastado e não é relacionado para uma partida desde janeiro.

Em 2021, na primeira passagem de Diniz pelo Vasco, Riquelme foi uma espécie de xodó do treinador. Com a confiança depositada pelo técnico, ele atuou em 24 jogos naquela temporada, o seu recorde até hoje na carreira. E recebeu elogios como "jogador extremamente talentoso" e "tem um futuro brilhante pela frente".

Fora dos planos da diretoria, Riquelme foi afastado do restante do elenco ainda em janeiro e passou a treinar ao lado de outros jogadores na mesma situação, como Capasso, Zé Gabriel, De Lucca, Serginho, Lucas Eduardo e JP.

Destes, Zé Gabriel, De Lucca e Serginho aceitaram a rescisão de contrato com o Vasco. Lucas Eduardo e JP foram emprestados, respectivamente, para Cuiabá e Avaí. Somente Capasso e Riquelme permaneceram no elenco.

Riquelme tem contrato com o Vasco até 31 de dezembro de 2026. O clube tentará negociar o jogador na próxima janela.

"Tivemos uma conexão imediata"

Riquelme foi lançado no profissional por Marcelo Cabo, em seguida recebeu poucas chances com Licas e viveu o seu melhor momento com a camisa cruz-maltina sob o comando de Fernando Diniz na Série B do Brasileirão de 2021.

O jovem formado na base vascaína foi resgatado por Diniz no segundo turno da competição, deu assistência numa vitória sobre o Goiás em São Januário e seguiu como titular até o fim da campanha. Na ocasião, o treinador disse que teve "uma conexão imediata" com o lateral.

"Nos aproximamos logo no primeiro dia da minha chegada. Tivemos uma conexão imediata. Ele é um jovem talentoso e que tem um futuro brilhante pela frente", disse Diniz sobre Riquelme.

Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, na 30ª rodada, Fernando Diniz voltou a elogiar Riquelme, que na época tinha apenas 19 anos.

- Falar do Riquelme é fácil. Um jogador extremamente talentoso. Eu acho que ele nem sabia ainda o quanto ele é bom. Um cara muito humilde. Com o potencial que ele tem, ele faz coisas difíceis parecerem ser fáceis. Na realidade é isso que acontece. Acho que ele nem sabe como faz. É um jogador que vai amadurecer e já está amadurecendo - disse.

Apesar do início promissor, Riquelme fez apenas 11 jogos na temporada seguinte e teve sua sequência interrompida pelo rompimento no ligamento do joelho. Ele não foi a campo em 2023 e, em 2024, atuou em 14 partidas emprestado ao Sport. Este ano, só foi a campo nas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, quando o elenco principal do Vasco ainda estava de férias.

Assistir vídeo

Fonte: ge
  • Terça-feira, 15/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé 0
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 18/10/2026
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Jogos
Vitórias 22 (41,51%)
Empates 15 (28,30%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 71 (55,04%)
Sofrido 58 (44,96%)
Total 129
Saldo 13
Cartões
Amarelos 107 (92,24%)
Vermelhos 9 (7,76%)
Total 116