Torcida

Ainda não há data precisa de quando acontecerá uma nova votação

Os sócios do Vasco deram um grande indicativo de que querem a Sociedade Anônima de Futebol no clube. Em votação realizada hoje de maneira híbrida, eles aprovaram a alteração no estatuto que permite a criação da SAF. Do total de 5.901 aptos a votar, 4.210 participaram, sendo que 3.260 (77,44%) apoiaram a mudança contra 925 (21,97%) que se opuseram. Houve ainda 25 (0,59%) que optaram pela abstenção.

Tal decisão pode ser considerada um grande passo rumo à transformação em clube-empresa. Agora o Vasco aguarda a chegada da proposta vinculante da 777 Partners - fundo que deseja gerir a SAF - para colocá-la em análise no Conselho Deliberativo, algo que deve ocorrer ainda em maio. Em seguida, uma última convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será feita para os sócios votarem sobre a venda de 70% da Sociedade Anônima aos norte-americanos.

Ainda não há uma data precisa sobre quando esta nova votação ocorrerá, mas os envolvidos no processo acreditam que isto acontecerá na segunda quinzena de junho.

Até o momento há um memorando de entendimento entre Vasco e 777 Partners onde os norte-americanos realizaram um empréstimo-ponte de R$ 70 milhões. Há também uma promessa da empresa de um aporte total de R$ 700 milhões de investimento no futebol nos próximos três anos.

Após batalha judicial, eleição transcorre com tranquilidade

A tranquilidade da votação de hoje contrastou com a batalha judicial ocorrida na véspera. No início da noite de sexta-feira, o juiz Marcio Alexandre Pacheco da Silva, da 45ª Vara Cível, acatou uma ação do sócio Yuri Menêses Nascimento Gomes, que alegava irregularidades nas atas do Conselho Deliberativo. O associado é ligado ao grupo político "Casaca", historicamente simpatizante do ex-presidente Eurico Miranda.

No entanto, o departamento jurídico do Vasco conseguiu derrubar a decisão no início da madrugada, no plantão judiciário, com um agravo de instrumento cedido pela desembargadora Lucia Regina Esteves de Magalhães.

Com a eleição mantida, a votação teve início às 10h e transcorreu com extrema tranquilidade, com quase 95% dos sócios optando por votar online. Quem quisesse exercer seu voto presencialmente, o fez na sede do Calabouço, no Centro (RJ), mesmo local onde estava a mesa diretora e os auditores da empresa "The Perfect Link".

Desde as primeiras horas do dia, os associados receberam uma senha por email e SMS. Bastava ele utilizá-la juntamente com o CPF para votar no sistema, que era operado pela empresa "Taffner".

Apenas dois sócios formalizaram um protesto documental. O primeiro, feito pelo advogado Leonardo Rodrigues, do grupo político "Fuzarca", alegou — entre outras questões — a falta de cédula para votar na sede. Já o segundo foi assinado pelo ex-candidato à presidência Sérgio Frias e outros 19 associados ligados ao "Casaca".

Este último foi entregue por volta das 21h20, ou seja, faltando apenas 40 minutos para o término da votação, algo que atrasou a divulgação do resultado, já que, pelo estatuto, a mesa diretora tem até uma hora para responder o documento.

O número de votantes gerais da eleição de hoje superou os dois pleitos presidenciais que aconteceram em novembro de 2020.

Fonte: UOL Esportes
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário