Futebol

Alecsandro afirma que grupo jogou por Ricardo Gomes

Todo time de futebol encontra algum tipo de dificuldade ao longo de uma temporada – contusões, desgaste físico, calendário apertado, suspensões, entre outras – , mas o Vasco teve uma cota extra de desafio a superar em 2011, já que os empecilhos se estenderam para além das quatro linhas. No fim do mês de agosto, os jogadores, a comissão técnica e a própria torcida, presenciaram um verdadeiro drama durante o clássico contra o Flamengo.

Ricardo Gomes não poderia mais seguir à frente da equipe, pois foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral na beira do campo. O então técnico cruzmaltino teve que ser submetido a um processo cirúrgico e permanecer internado por três semanas em função da gravidade do caso. Felizmente, a recuperação foi um sucesso, permitindo que ele retomasse em poucos meses o contato com seus jogadores. De acordo com Alecsandro, foi um momento muito delicado para todo o grupo.

“O Ricardo conduziu o Vasco a uma conquista grandiosa e, além de tudo, é uma pessoa excepcional no tratamento com os atletas, seja dentro ou fora do campo. Aquele momento foi difícil para todos nós. Eu estava bem perto dele quando aconteceu e fiquei em estado de choque, sem saber como ajudar. Graças a Deus, no final deu tudo certo e hoje ele leva uma vida normal. Tudo o que fizemos em 2011 tem muito a ver com o trabalho dele e a força que nos enviou quando estava afastado.”, afirmou o jogador à sua assessoria de imprensa.

Marcelo Sadio

Passado o susto, o grupo de São Januário – ainda dirigido pelo substituto Cristóvão Borges – quer agora direcionar suas forças à disputa da Taça Libertadores. Alecsandro, que foi Campeão da América quando defendia o Internacional em 2010, acredita que a busca pelo título do continente será o principal desafio da próxima temporada. Após 11 anos de ausência na competição, o Vasco estreia no dia 8 de fevereiro, quando recebe o Nacional do Uruguai no Rio.

\"É um torneio muito complicado, com clubes de tradição e difíceis de se enfrentar. Mas nosso elenco tem jogadores experientes, como o Juninho e o Felipe, que também foram campeões da Libertadores, e o Diego (Souza), que foi finalista. Certamente vamos passar o que já vivemos aos que ainda não tiveram a chance de jogar essa competição. Temos time para lutar por mais essa taça”.

Fonte: Superesportes
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134