Futebol

Alecsandro elogia calma de Ricardo Gomes

Mais solitário que o goleiro, o técnico de futebol absorve todos os olhares às vésperas de um jogo decisivo. Da juventude de seus 46 anos, 15 deles já na função de treinador de futebol, Ricardo Gomes parecia sentir todo o peso de oito anos sem títulos do Vasco, clube que dirige e que faz questão de lembrar da grandeza a cada oportunidade.

Enquanto os jogadores jogavam futevôlei no aquecimento do treino, o técnico caminhava olhando para cada pequeno buraco do gramado de São Januário. Em seguida, reuniu dois grupos de jogadores e, sem bola, deu as orientações olhos nos olhos dos comandados.

Nos elogios que recebe, da diretoria aos jogadores, a calma e a paciência em ouvir a todos é sempre destacada. Alecsandro até brincou com o jeito do treinador. \"Se o Ricardo gritar, pode ter certeza que aconteceu alguma coisa muito grave. Uma coisa de terrorista, um avião caindo, algo assim\", disse o atacante, que vai voltar ao time no lugar de Elton, autor do gol da classificação diante do Atlético-PR.

Nos longos papos que levou com os setores defensivo e ofensivo, algumas conclusões são possíveis de se tirar. A primeira é que a vaga de Ramon como titular da lateral-esquerda está ameaçada. Márcio Careca foi bem no último jogo e ontem participou da conversa com os demais titulares da defesa. Já Ramon fez um treino físico separado do grupo.

Outra conversa foi com Diego Souza. O meio de campo falou bastante. \"Ele é muito educado, fala baixo. Tem que chamar a gente para conversar mesmo, senão não escutamos\", disse o atacante Alecsandro.

Para Eder Luis, o momento é de trocar ideias mesmo. \"Quando o Ricardo chegou foi assim. Agora, o time já está bem treinado. Às vezes é melhor uma conversa do que treinar\", disse o jogador, que ficou longe dos olhos de Ricardo Gomes na outra metade do treino. O treinador preferiu observar as cobranças de falta de Bernardo e as finalizações de Elton, duas peças importantes no tabuleiro do técnico. Campeão no futebol francês e no futebol baiano, Ricardo Gomes tem sede de vitória. E o Vasco mais ainda.

Fonte: O Dia
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13