Futebol

Além de garantir três pontos, gol de Jair teve um sabor especial no Vasco

Além de garantir três pontos, o gol de Jair contra o América-MG teve um sabor especial no Vasco. Após um período em baixa, em que perdeu a titularidade e chegou a ficar fora da relação em alguns jogos, o volante começou a recuperar espaço e foi coroado com o gol da vitória.

Uma das marcas do início de trabalho de Ramón Díaz no Vasco tem sido a recuperação de jogadores. Não são poucos atletas que vinham mal e voltaram a jogar bem sob o comando do treinador. Jair é o mais novo candidato a integrar a lista.

Titular durante quase toda temporada e também nas duas primeiras partidas sob o comando de Ramón Díaz, Jair foi barrado após a derrota para o Corinthians. Ele sequer ficou no banco nos jogos contra Grêmio e Atlético-MG e reapareceu diante do Bahia, quando foi expulso. Foi certamente seu pior momento desde que chegou ao Vasco, no início do ano.

Restou a Jair trabalhar para recuperar espaço. E foi isso que aconteceu. O empenho foi elogiado por Ramón Díaz após a vitória sobre o América-MG, quando o argentino disse que o camisa 8 precisava de um “empurrão”.

- Sou muito claro com todo o grupo, com todo o plantel. Mas o que passou já passou. Temos que pensar no presente e no futuro. Eu gosto que o grupo tenha competitividade. Nos preparamos psicologicamente, mentalmente, porque há duas rodadas atrás teve um golpe e tivemos uma expulsão. Expliquei que ele (Jair) era um jogador importante. Mas que necessitava treinar, necessitava esse ‘empurro’ que é uma característica e competir com os que estão jogando, porque todos querem joga - disse Ramón, que acrescentou:

- Todos são importantes nesta equipe. Ele entendeu e está dando o máximo como todos estão. Conversamos e temos muito diálogo com os jogadores para que compreendam que aqui não é apenas um, é um grupo de jogadores que necessitamos de todos para poder sair desta situação. Estou contente pelo Jair e por todos os demais.

Em pouco mais de dois meses, esse tem sido o tom de Ramón Díaz no Vasco. Não há jogadores intocáveis, assim como ninguém está descartado. Se hoje a comissão técnica tem um time base definido é porque experimentou, fez testes e deu chances a praticamente todo elenco. Em dez partidas, 32 jogadores foram utilizados.

Peças que estavam encostadas antes da chegada de Ramón voltaram a receber chances. O caso mais emblemático é o de Zé Gabriel. Fora dos planos, o Vasco tentou negociar o volante, que ficou mais de 100 dias sem ser relacionado para um jogo. Hoje é titular, vem jogando bem e iniciou oito dos dez jogos sob o comando da nova comissão técnica.

Gabriel Pec, Pumita, Léo e Maicon são outros exemplos. Todos, em determinados momentos da temporada, tiveram momentos ruins ou perderam espaço, mas conseguiram recuperar prestígio. Pec, por exemplo, vinha sendo questionado antes da chegada de Ramón, mas tem sido um jogador fundamental na recuperação no Campeonato Brasileiro. Ele é o vice-artilheiro da “Era Ramón”, com quatro gols.

- Muitas vezes quando tem a troca de comissão muda todo o ambiente. Eles (Ramón e sua comissão) souberam aproveitar bem essa mudança. Todo mundo se equiparou de novo para aproveitar o espaço. Eles souberam lidar e aproveitar a situação de uma maneira positiva - analisou o goleiro Léo Jardim, que também subiu de rendimento e, ao lado de Lucas Piton, foi o único foi titular nas dez partidas do Vasco sob o comando de Ramón Díaz.

Com possibilidades de novas mudanças, o Vasco de Ramón volta a campo no próximo domingo, às 16h, na Vila Belmiro, para enfrentar o Santos.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir