Futebol

Além do Goiás, Vasco enfrenta histórico de eliminações em casa na Copa BR

Vitória, Remo, CSA, 15 de Novembro, Baraúnas e Gama. O que essas equipes possuem em comum? Todas elas já eliminaram o Vasco no Rio de Janeiro, seja em São Januário, seja no Maracanã, em grandes zebras da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, com um time reserva, o Cruz-Maltino enfrenta o Goiás com o sonho de evitar nova decepção diante de sua torcida.

O cenário não é animador. O técnico Dorival Júnior optou por poupar jogadores para priorizar o Campeonato Brasileiro e o adversário desta quinta-feira é considerado favorito, com todos seus titulares e em melhor momento na temporada. Mas nem sempre foi assim. Em seis oportunidades a eliminação veio junto com a surpresa.

Em 1989, a equipe que mais tarde seria campeã brasileira caiu na segunda fase para o Vitória. A derrota por 2 a 1 em São Januário foi surpreendente, mas não mais do que aconteceria dois anos depois. Na Colina, o Vasco empatou com o Remo em 1 a 1 e foi eliminado por causa do critério de gols fora de casa.

Já em 1992, outra forte equipe vascaína decepcionou a torcida. O Vasco tinha sido terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e seria campeão carioca, mas perdeu em casa para CSA, 1 a 0, e deu adeus à Copa do Brasil.

Mais recentemente, em 2004, o XV de Novembro, treinado na época pelo então desconhecido Mano Menezes, veio do Rio Grande do Sul para enfrentar o Vasco em São Januário. A derrota de 3 a 0 foi acachapante para os vascaínos. No ano seguinte, foi a vez de Baraúnas abalar as estruturas da Colina. O placar foi o mesmo: 3 a 0 para o time visitante. Detalhe: Cícero Ramalho, atacante de 40 anos na época e com peso compatível ao de Walter, do Goiás, marcou o primeiro da equipe potiguar.

A última vez que o Vasco pagou mico em casa pela Copa do Brasil foi justamente no Maracanã, estádio que receberá o jogo de logo mais. Em 2007, uma grande festa foi montada para Romário marcar seu milésimo gol na carreira no Maior do Mundo. Só esqueceram de avisar o Gama, que venceu por 2 a 1, sem direito a gol do Baixinho, e eliminou os donos da casa.

Fonte: Extra
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44