Futebol

Alex Evangelista fala sobre Yaya Touré e ter sido procurado por Leven Siano

Alex Evangelista, depois de um tempo afastado, se reaproxima do Vasco. Ou ao menos isso pode acontecer, dependendo do resultado da próxima eleição para a presidência do clube. O fisiologista, que foi coordenador científico do Cruz-maltino entre 2015 e 2017, durante a última gestão de Eurico Miranda, foi quem deu o aval para Luiz Roberto Leven Siano contratar o meia Yaya Touré.

A revelação foi feita pelo candidato à presidente em entrevista ao site Globoesporte.com. Alex Evangelista, que atualmente é o fisiologista particular de Gabigol, atacante do Flamengo, foi consultado por Leven Siano a respeito da possibilidade de Yaya Touré ainda jogar em alto nível. Aos 37 anos, ele não atua desde outubro do ano passado e vem de temporada na segunda divisão do futebol chinês.

Evangelista explicou como isso aconteceu:

— O Leven Siano me trouxe uma relação de nomes e eu respondi a ele sobre o Yaya, depois de estudar, de falar com amigos analistas de desempenho, pessoas que acompanham de verdade o futebol. De fato, o Yaya tem um gap mesmo nos últimos anos, tem jogado pouco, mas não é por lesão. Ele é um jogador mais velho. Se você não faz um trabalho científico com ele, é isso mesmo, ele caminha para a aposentadoria. Mas se você olhar onde ele jogou depois que saiu do Manchester City (Olympiakos, da Grécia e Qingdao Huanghai, da China), posso te garantir que ele não teve um trabalho científico para prolongar a carreira, especialmente na China.

Na passagem mais recente dele pelo Vasco, Evangelista criou o Centro Avançado de Preparação, Recuperação e Rendimento Esportivo (Caprres) e teve a oportunidade de trabalhar com um elenco repleto de veteranos com status de titulares. Estavam em São Januário na época o zagueiro Rodrigo, o lateral-esquerdo Julio Cesar, os meias Andrezinho e Nenê, o atacante Jorge Henrique, todos eles acima dos 32 anos. Em campo, durante os três anos de trabalho de Evangelista, o time somou dois títulos cariocas, uma classificação para a Libertadores, um rebaixamento para a Série B e um terceiro lugar na Segundona.

Com a eleição de Alexandre Campello, Evangelista e o Caprres deixaram São Januário. É Leven Siano quem o reaproxima do clube.

— Logo que ele quis lançar a candidatura, Leven Siano me procurou para saber da possibilidade de eu voltar. Disse a ele que estou fazendo faculdade de medicina, que exige dedicação exclusiva, e que não me envolveria como da última vez, em que defendi meu trabalho e acabei sendo envolvido na política do clube. Ficamos de conversar mais para frente e me comprometi a ajudar no que fosse preciso. Fomos a Abu Dhabi, onde eu apresentei a algumas pessoas a ele, já que ele está atrás da filosofia de trabalho que existe lá fora.

Alex Evangelista não fechou as portas para trabalhar com Yaya Touré caso Leven Siano seja eleito e o marfinense venha. O fisiologista disse ter contrato de exclusividade com Gabibol, em que o rubro-negro tem prioridade em relação aos horários, mas afirmou que isso não seria um problema.

Fonte: Extra Online
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir