Futebol

Allan quer uma vaga na Seleção que disputará as Olimpíadas

O que parecia um ano sem ambições para Allan acabou se transformando num divisor de águas na carreira do jovem meia do Vasco. Reserva de um time que apenas fazia figuração no Campeonato Carioca, viu o mundo dar a volta por cima a partir de fevereiro. Duas coisas foram fundamentais para a mudança: a gravidez da namorada Thais e a chegada do técnico Ricardo Gomes.

Vieram, na sequência, a oportunidade de atuar como lateral-direito e ser campeão da Copa do Brasil, a convocação para o Mundial sub-20 e o título na Colômbia. Agora, enquanto aguarda a chegada do herdeiro Miguel, previsto para outubro, ele sonha com a seleção olímpica.

“Estou muito feliz hoje, e agora é aproveitar ao máximo as coisas boas que têm acontecido e dar continuidade para entrar no grupo olímpico. Mas procuro primeiro pensar no hoje, porque indo bem no Vasco e fazendo um bom Brasileiro, a chance vai surgir”, diz Alan.

Aos 20 anos, o meia tem esperança de ser convocado para os Jogos de Londres, em 2012. Sob a batuta de Ney Franco, na Colômbia, teve paciência para esperar a sua vez. Acabou sendo utilizado pelo treinador e hoje festeja o pentacampeonato da categoria.

No Vasco, recorda, ocorreu o mesmo. Alan era o mais jovem do grupo e quanto a diretoria passou a reforçar o elenco, o setor mais forte foi o meio de campo: Felipe, Juninho Pernambucano, Diego Souza, Fellipe Bastos, Eduardo Costa e outros. Mas lhe foi dada a chance na lateral direita e ele não decepcionou. Aproveitou bem a chance após a lesão de Fágner e não saiu mais.

Diante de um quadro de renovação na seleção e por ter trabalhado com profissionais que estarão em Londres no ano que vem, ele alimenta a esperança de colocar no peito a inédita medalha olímpica.

“Espero prolongar esta sensação por mais tempo. Saí da seleção com um gostinho especial. Peguei a camisa, pedi para todos autografarem e guardei. Vou guardar. A cabeça hoje está no Vasco novamente, mas sei que se continuar trabalhando sério, posso conquistar outras coisas. E a Olimpíada é um sonho também”.

Fonte: iG Esportes
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134