Futebol

Álvaro Pacheco será o 5º técnico da gestão 777

Álvaro Pacheco será o novo treinador do Vasco da Gama. O português de 52 anos será o comandante da equipe durante o restante do ano de 2024. O contrato, conforme a Agência RTI Esporte antecipou, será válido até dezembro de 2025.

Após a saída do argentino Ramón Díaz, o posto de técnico do clube carioca ficou vago e isso fez com que o Vasco se visse obrigado a se lançar no mercado em busca de um novo profissional para o cargo. Álvaro Pacheco chega ao clube após uma temporada de destaque pelo Vitória de Guimarães, de Portugal.

O português promete assumir com tranquilidade essa lacuna. Ele chega com uma certa pressão para desempenhar, pois já há algum tempo o time não convence o seu torcedor. Outro ponto que joga contra a sua tranquilidade ao assumir esse cargo é a alta rotatividade de técnicos do Vasco.

Antes da mudança ao modelo SAF, era algo corriqueiro a troca de treinadores dentro do clube, mas esperava-se que, a partir da venda de 70% do futebol do clube para a 777 Partners, empresa norte-americana, esse cenário fosse mudar.

Estatisticamente falando, nesses 620 dias de SAF, o Vasco manteve uma média de um técnico a cada 155 dias. O técnico mais longevo nesse período foi Ramón Díaz, que ocupou o cargo máximo da comissão técnica cruzmaltina por 321 dias.

Como se saíram os antecessores de Álvaro Pacheco?

O primeiro treinador contratado pelo Vasco a partir da mudança ao modelo SAF foi Mauricio Barbieri, que foi anunciado em dezembro de 2022, assumindo a vaga de Jorginho, responsável pelo acesso cruzmaltino à primeira divisão.

Cercado de expectativas, o ex-treinador do Red Bull Bragantino não foi capaz de desempenhar adequadamente, chegando a estar com o clube na lanterna do Campeonato Brasileiro e protagonizando eliminação precoce na Copa do Brasil para o ABC em São Januário.

Ao todo, foram 23 jogos, nos quais foi vencedor em nove, empatou em três e foi derrotado em 11. Isso garante um aproveitamento aproximado de 43% para seu período na Colina Histórica. O segundo treinador do Vasco para o cargo de treinador na era SAF foi William Batista, à época, treinador da equipe sub-20.

Ele assumiu interinamente após a demissão de Maurício Barbieri e comandou a equipe em três partidas pela Série A do Campeonato Brasileiro. O técnico voltou a comandar o time profissional em 2024 durante as duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

Fonte: RTI Esporte
  • Terça-feira, 21/05/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fortaleza Fortaleza 3
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir