Imprensa

Análise: Barbieri acerta na intenção, mas erra na escalação

O Vasco perdeu para o Flamengo, resultado normal em um clássico entre as duas equipes e com a diferença de investimento que ainda existe entre elas. Mas o técnico Maurício Barbieri fez questão de chamar uma responsabilidade extra para si: oito dias depois de vencer o adversário, em vez de repetir a escalação, mudou o time.

Se vencesse o clássico, ganharia muitos pontos. Como perdeu, a pergunta inevitável foi: por que mexer no time que ganhou? A mudança teve a melhor das intenções.

Barbieri quis preservar Alex Teixeira de maiores obrigações defensivas. Aproximá-lo da grande área e de Pedro Raul. Perfeito. O camisa 7 tem no oportunismo dentro da área uma virtude e já mostrou que rende muito pouco quando é deslocado demais para o ataque pela esquerda. E o camisa 9 sofreu com isolamento em alguns momentos na primeira vez que encarou o Flamengo.

A medida se mostrou tão acertada que foi numa trama combinada entre os dois atacantes que Teixeira fez o segundo gol do Vasco no clássico. Aparecendo para cabecear dentro da área rubro-negra.

O problema foi a construção que Barbieri encontrou para isso. Recuou Andrey Santos para fazer o papel de primeiro volante e escalou Galarza para completar uma segunda linha de quatro, à frente da linha defensiva.

O meia paraguaio não deu conta do nível do jogo, mas isso não foi o pior. O recuo de Andrey Santos para jogar como primeiro volante dá a sensação de que o jogador está sendo subaproveitado. Andrey até consegue ser esse homem mais postado à frente da defesa, mas ele acaba perdendo demais uma virtude enorme: a capacidade de entrar na área adversária e fazer gols.

Rodrigo marcou bem os jogadores do Flamengo na partida pela Taça Guanabara e sua ausência abriu caminho para o Flamengo criar as jogadas mais pelo meio de campo, onde o time de Vítor Pereira, por questões de virtudes individuais, cria melhor. Deu no que deu.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário