Futebol

Análise: Como joga o Avaí, próximo adversário do Vasco na Série B

Após tropeçar em casa diante do Brasil-RS, o Vasco volta a campo nesta segunda para encarar o Avaí, em jogo válido pela 23ª rodada da série B do Campeonato Brasileiro. E vencer fora de casa pode ser fundamental nessa saga cruzmaltina rumo ao acesso. O que podemos esperar do Leão? Quais os pontos fracos e onde temos que tomar cuidado? Vamos ver

Situação atual:

Apesar de ocupar a 6ª colocação na competição, o nosso rival não atravessa um grande momento. Nos últimos três jogos, duas derrotas e um empate. Assim como o Vasco, o Avaí vem de um tropeço fora de casa diante do Brusque: empate sem gols com um a mais durante parte do jogo e pênalti desperdiçado diante do seu rival local. Além disso, a equipe convive com salários atrasados e mudanças na sua diretoria de futebol. O momento instável dos catarinenses faz com que cheguem pressionados pela vitória diante do Vasco.

Como joga:

O estilo é bastante parecido com o do primeiro turno. O técnico Claudinei Oliveira segue no comando da equipe mesmo com essa instabilidade. Podemos esperar uma equipe que gosta da posse de bola, num 4-2-3-1 (ou 4-3-3), afunilando bastante as jogadas e com volantes participando o tempo todo da construção ofensiva.

Pontos fortes:

A equipe avaiana gosta de arriscar no gol sempre que enxergam brechas. Se abrirem o mínimo de espaço, vão finalizar. E tem muitos bons chutadores. Como as jogadas acabam saindo das pontas para o meio, essa bola frontal de média/longa distância sempre acaba aparecendo.

Pontos fracos:

Se Lisca conseguir explorar as transições rápidas, pode se dar muito bem. O Avaí concede muitos espaços quando ataca. A recomposição pode ser bem lenta e muito por conta da falta de vigor físico de alguns dos jogadores da equipe. Lançamentos longos, saídas rápidas e velocidade devem ser as principais armas do Vasco para o confronto.

Olho nele:

Bruno Silva, aquele mesmo que já passou por Botafogo, Fluminense e Cruzeiro, é peça fundamental nesse esquema de Claudinei Oliveira. Volante que participa das jogadas ofensivas, que arrisca de média/longa distância sempre que pode e que garante uma solidez para a equipe de Santa Catarina no meio de campo. É um daqueles jogadores que, se derem liberdade, consegue comandar a parte central e ditar o ritmo de jogo.

Resumindo:

A partida promete ser complicada para o Gigante. O Avaí é um rival que já encontramos muitas vezes na série A e jogar na Ressacada nem sempre é fácil. Mas não estamos falando de nenhum bicho-papão. Longe disso. A equipe catarinense tem seus defeitos e o Vasco pode, usando as peças certas, explorar muito bem. Vanderlei precisa se recuperar do erro bobo da última partida e estar com a cabeça no lugar, já que deve ser bastante testado durante o jogo. Se não fosse o tropeço da última sexta e o medíocre primeiro turno, até daria para negociar um empate. Agora, não temos escolha. É jogo de seis pontos e o Vasco tem chances, sim, de sair com a vitória.

Fonte: Papo na Colina
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário