Futebol

Análise da contratação de Vanderlei, novo arqueiro do Vasco

2

ANÁLISE DA NOVA CONTRATAÇÃO - VANDERLEI 

Segue ⬇️⬇️⬇️

Hoje vamos analisar alguns indicadores de desempenho do goleiro Vanderlei, em sua passagem pelo Grêmio na temporada passada. No tricolor, o goleiro fez 59 jogos, sofrendo 47 gols e saindo sem ser vazado em 20 oportunidades.

Analisando o 1 contra 1 defensivo, Vanderlei demonstra dificuldade em situações em que o atacante tem a possibilidade de driblar o goleiro, não conseguindo interceptar a trajetória contínua do jogador com a bola e assim sendo driblado e sofrendo o gol.

Já em oportunidades em que o atacante finaliza antes de encarar o goleiro, Vanderlei tem boa velocidade de reação para evitar os gols nessas chances claras, mas com certa dificuldade para direcionar o rebote para uma zona menos perigosa.

Em chutes que exigem boa velocidade de reação, o desempenho de Vanderlei varia de acordo com a forma da trajetória da bola.

Em bolas que vão rápidas em sua direção, ele reage muito bem, defendendo e conseguindo direcionar bem o rebote. Já em bolas que desviam ou são chutadas na direção do seu "contra-pé", ele não tem força e velocidade suficiente para evitar os gols.

O indicador em que Vanderlei demonstra sua maior fragilidade é o das saídas em cruzamentos. O goleiro tem visível insegurança nesses lances, saindo atrasado em muitos cruzamentos e em outros chegando a tocar na bola.

Mas de maneira pouco firme, dando o rebote para o adversário em posição perigosa. Pelo Grêmio acabou concedendo alguns gols após falhas desse tipo. (Alguns desses gols foram pela Libertadores, que não mostraremos devido aos direitos autorais)

Na última temporada, Vanderlei não se mostrou um bom pegador de pênaltis, já que das 9 cobranças que teve no Brasileirão não conseguiu defender nenhuma. Em 44% dessas ele acertou o canto do chute, mas não conseguiu alcançar a bola.

A qualidade técnica de Vanderlei com a bola nos pés já foi motivo inclusive de polêmica. No Santos, onde viveu seu auge e era cotado até pra Seleção.

O goleiro acabou sendo barrado por Sampaoli, que tinha como justificativa exatamente a deficiência de Vanderlei com os pés, que deu lugar a Everson.

O goleiro demonstra insegurança quando pressionado, buscando passar a bola o mais rápido possível, o que compromete a precisão de alguns lançamentos longos.  Em jogadas que possuem linhas de passe mais fáceis, o goleiro consegue sair da pressão com maior tranquilidade.

Comparando com Fernando Miguel, o goleiro teve na temporada passada uma menor porcentagem de passes certos (73% x 81%), e maior aproveitamento nos passes longos (70% x 67%).

Agora, nos resta esperar e avaliar o desempenho de Vanderlei com a camisa vascaína.

Por: @LucasGomes_98

 

Fonte: Twitter Análise Vasco
Loading...
  • Domingo, 18/04/2021 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Boavista Boavista 2
    Taça Guanabara Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • 24/04 (sáb) ou 25/04 (dom)
    Vasco Vasco
    Resende Resende
    Taça Guanabara A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Ponte Preta Ponte Preta
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Brasil de Pelotas Brasil de Pelotas
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Avaí Avaí
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    CRB CRB
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir