Futebol

Análise de Leandro Castan x Flamengo

Ações de destaque de Leandro Castan vs Flamengo: [THREAD ] Nosso capitão fez um baita de um jogo no clássico contra o rival. Mostrou novamente as competências daquela ótima temporada de 2019. E um adendo: Com Cabo, tem demonstrado qualidade pra construir. Por: @Victorjota7

Começando com esse anexo mais “recente”. A qualidade em construção. É uma competência que, embora não seja o ponto chave do seu jogo, Castan já possuía, mas não teve tanta margem no Vasco pra demonstrar. Com o modelo mais propositivo do Cabo, tem sido mais exigido nesse aspecto.

E tem correspondido bem. Note que, sobretudo contra times como o Flamengo, mas não só, o papel do zagueiro pra romper as subidas de pressão do adversário é fundamental. E Castan fez isso muito bem no Maracanã, achando passes no entrelinhas e fazendo o time progredir em campo.

No lance acima, tem um pormenor interessante sobre o modelo do Cabo. Da pra ver que construir curto é uma primazia do Vasco se olhar os comportamentos dos zagueiros em 1ª fase de construção. Bola entrou no Lucão, vejam como Castan baixa rapidamente pra oferecer linha de passe.

E tem uma jogada onde o zagueiro mostra um indicador em altíssimo nível pra um defensor, mas vou deixar pro final. Vamos pra parte defensiva do Castan no clássico. Me chamou atenção a concentração do capitão. Estruturando a linha e muito atento as movimentações do Fla.

Percebam como ele se perfila corretamente, com postura de expectativa e totalmente atento na triangulação do Flamengo. Vale lembrar que o Fla tem a dinâmica de triangulação + infiltração como ponto forte. Dito isso, Castan lê bem e impede o ataque fazendo linha de impedimento.

Aqui, a concentração e a leitura pra fazer uma interceptação em um lance que poderia dar em gol. Esse comportamento é de zagueiro de alto nível. Procurem e verão que não são todos que fazem. Prestem bem atenção no Castan. Notem como ele vira o pescoço o tempo todo...

...pra saber exatamente onde o Gabi está, controlar a distância entre ele e o espaço (linha) e entre ele o próprio opositor (Gabigol). De novo bem perfilado e com postura de expectativa, faz a leitura certa pra interceptar uma bola que fatalmente seria gol.

Por fim, o melhor lance do capitão na partida. Aposto que a maioria não se atentou ao início da jogada que culminou no golaço do Cano. E vale a mesma pergunta: Quantos zagueiros usariam o peito pra já botar a bola em posse do Vasco desse forma? Tal do “desarmar armando”.

Lembrando que essa é uma Thread pra analisar os comportamentos do Castan na partida, não pra defender nenhuma posição opinativa quanto ao status dele na equipe. Isso é com o Cabo. Mas suas ações no clássico foram de um nível altíssimo. Fim da Thread. RT pra divulgar e SV

Fonte: Twitter Análise Vasco
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir