Imprensa

Análise de Vasco 2 x 1 Grêmio pelo Campeonato Brasileiro 2024

Os quase 30 dias sem jogar deram ao Vasco tempo para se preparar para o Campeonato Brasileiro. E a primeira impressão foi positiva. Organizado e intenso, o time venceu o Grêmio em São Januário por 2 a 1, na tarde de domingo, na estreia da principal competição da temporada.

O jogo terminou com sofrimento desnecessário, mas com a vitória garantida. Por isso, o que importa aqui é o comportamento do Vasco nos primeiros 45 minutos, principalmente.

Ramón surpreendeu na escalação, que foi bastante questionada pelos torcedores vascaínos antes do jogo. Mateus Cocão foi o escolhido para ocupar o espaço de Payet, e Rossi, há poucos dias fora dos planos e liberado para negociar com o Santos, foi titular no ataque. João Victor e Adson, dois dos reforços mais caros de 2024, começaram no banco.

Os escolhidos do treinador deram resposta positiva em campo. O Vasco aproveitou a intertemporada para retomar o sistema com uma linha de quatro na defesa e dois pontas no ataque. Dessa forma, controlou o meio-campo, neutralizou os atacantes do Grêmio e levou perigo pelos lados.

O Grêmio sequer finalizou no primeiro tempo. E isso passa pelo ritmo e organização do meio-campo do Vasco. Sforza fez bem a proteção na frente da área, e Cocão e Galdames participaram ativamente da pressão para recuperar a bola e da transição. Os três passaram no teste.

- Era uma prova importante para os três volantes. Mostraram muita contenção e também muito jogo, muita dinâmica. Os três fizeram uma grande partida. Um bom teste para eles, que são novos e tiveram um rendimento muito alto - avaliou o treinador Ramón Díaz.

Os três, no entanto, não participaram tanto da construção, que ficaram a cargo de David e Rossi. O Vasco não teve tanto volume ofensivo, mas os atacantes cumpriram bem o papel na frente. Rossi participou dos dois gols: cruzou bola que sobrou no rebote para David abrir o placar após belo giro e chute que desviou no zagueiro tricolor; e bateu escanteio que terminou com lindo gol de Mateus Cocão, que pegou de primeira para ampliar. Tudo isso no primeiro tempo.

David, pelo lado esquerdo, e Rossi, na direita, tiveram liberdade para escapar e criar as chances do Vasco. No meio, Cocão dominou o setor. O volante caiu pela meia esquerda, posição de Payet, que está lesionado e não jogou. Canhoto, o jogador marcou o gol com belo chute de perna direita.

Além do dinamismo do meio-campo, a atuação dos laterais ajuda a explicar o domínio do Vasco no primeiro tempo. Com o costume de apoiar o ataque, Paulo Henrique e Lucas Piton ficaram mais presos na defesa - um pedido de Ramón para que ajudassem a neutralizar os pontas perigosos do Grêmio - Soteldo e Pavón não arrumaram nada.

O controle do Vasco durou até meados do segundo tempo. O time perdeu fôlego, o desgaste pesou, e a concentração diminuiu. Em lance bobo, que Rayan poderia ter cortado o cruzamento rasteiro na primeira trave, Gustavo Martins aproveitou para descontar, aos 22 minutos.

A partir dali o Grêmio melhorou e incomodou mais. Ainda assim, durante os 90 minutos, Léo Jardim foi obrigado a apenas uma defesa, após chute fraco de Nathan Fernandes. O Vasco não sentiu o gol, mas abdicou de jogar para matar o jogo. Vegetti e Rayan desperdiçaram chances, e o time escolheu não avançar pelos espaços que o adversário cedia.

Poderia ter sido mais tranquilo, mas o Vasco sustentou o resultado construído com excelência no primeiro tempo e garantiu os primeiros três pontos do Brasileirão. A vitória diante de um adversário difícil dará confiança para a sequência. Na quarta-feira, às 19h, o time de Ramón Díaz vai enfrentar o Red Bull Bragantino, fora de casa, pela segunda rodada.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário