Futebol

Análise do CRB, próximo adversário do Vasco no Brasileiro B

Vasco enfrenta o CRB neste sábado com o desafio de voltar a jogar bem contra um time que vive um bom momento

Pressionado, o Vasco neste sábado recebe o CRB em São Januário buscando a primeira vitória em seus domínios. Nos dois últimos jogos em casa, duas derrotas por 2 a 0 e uma equipe completamente dominada pelo seu adversário. Amanhã teremos tantas dificuldades assim? O CRB é melhor que o Operário e que o Avaí? Quais as virtudes da equipe alagoana? E os defeitos?

Situação atual:

O momento do galo de campina é bom, embora tenha sido derrotado pelo Goiás fora de casa na última partida. A equipe perdeu o título estadual para o CSA e foi eliminada nas quartas de final da Copa do Nordeste sendo goleada pelo Bahia. No entanto, o começo de série B é animador: o CRB ocupa a 5ª posição, está no topo da tabela. E na Copa do Brasil realizou uma das maiores façanhas de sua história ao vencer e eliminar nos pênaltis o Palmeiras em pleno Allianz Parque, avançando para as oitavas de final.

Como joga:

A equipe do técnico Allan Aal se comporta num 4-2-3-1 quando ataca e num 4-4-2 quando defende. Seus dois jogadores de ponta – Alisson Farias e Ewandro – jogam invertidos e isso abre espaço para o avanço dos dois laterais. Além disso, forçam jogadas no centroavante Hyuri que disputa bem pelo alto e protege bem no chão.

Pontos fortes:

Um dos pontos fortes é justamente esse comprometimento tático da equipe com o que o treinador pede. É uma equipe bem organizada e mostrou isso em algumas ocasiões na atual temporada (venceu Cruzeiro e Palmeiras jogando fora de casa). Além disso, cria bastante se o adversário der espaços – não à toa, é o melhor ataque da competição. Ou seja, se o Vasco for a equipe lenta e preguiçosa que tem sido, vai sofrer com o bom ataque alvirrubro.

Pontos fracos:

O calcanhar de aquiles do CRB, embora seja organizado e arrumado taticamente, é defensivo. Os jogadores de defesa vem acumulando falhas individuais nessa temporada – ao lado do Cruzeiro, tem a pior defesa da série B até aqui, com 8 gols sofridos. Os gols sofridos de bola parada chamam atenção – é o quesito no qual a equipe mais tem sido vazada. O Vasco deve marcar, ainda mais se forçar bem em cima dessa zaga que, apesar de organizada, comete muitos erros coletivos e individuais em situações pontuais.

Destaques:

Gum, Frazan, Hyuri.. o CRB tem alguns jogadores conhecidos em seu elenco. Só ex-vascaínos são 4: Alexandre Melo (lateral-esquerdo), Dudu (Meio-campo), Jean Patrick (volante) e Diogo Silva (goleiro – aquele mesmo). Para mim, os melhores da equipe são o meio-campo Diego Torres, canhoto e cerebral, e o ponta Alisson Farias, que é inteligente e incisivo. O meio-campo Renan Bressan, recém-contratado, deve ser opção no banco e também pode incomodar.

Resumindo:

Dos adversários do Vasco até aqui, o CRB é o que vive melhor momento. É uma equipe que tem capacidade de criar jogadas e é eficiente quando ataca – tem o melhor ataque da série B até aqui, com 9 gols feitos. No entanto, erra demais defensivamente e isso é algo que o Gigante pode explorar. Com a bola que o cruzmaltino tem jogado, dificilmente sairá vitorioso de campo. O jogo vai exigir uma mudança de postura e é torcer para que ela venha.
 

Foto: Ailton CruzCRB
CRB

Fonte: Papo na Colina
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário