Futebol

Análise do Cruzeiro, próximo adversário do Vasco na Série B

Nesta quinta, o Gigante da Colina medirá forças contra outro gigante que vive anos complicados causados por gestões incompetentes: o Cruzeiro. História, tradição e torcida sabemos que nosso próximo adversário tem. Mas como está jogando o Cruzeiro? E o que o Vasco pode explorar para sair do Mineirão com a vitória?

Situação Atual

Não é segredo para ninguém a situação complicada que a Raposa vive. Nesta temporada, o saldo é desastroso até aqui: o clube foi eliminado na fase semifinal do Campeonato Mineiro com duas derrotas contundentes para o América-MG e caiu para a modesta Juazeirense na terceira fase da Copa do Brasil. Na série B, o Cruzeiro tem apenas uma vitória na competição e atualmente se encontra no Z-4, na 17ª colocação. A fase não é boa por lá faz tempo.

Como joga

O treinador Mozart chegou recentemente ao clube e tem feito testes. A equipe já atuou no 4-3-3, com dois meias armadores e 2 pontas bem abertos. Na última partida, o Cruzeiro atuou com 3 zagueiros e com 2 alas que tinham que correr o campo todo, auxiliando ataque e defesa. É esperar para ver o que o técnico vai escolher fazer contra o cruzmaltino.

Pontos fortes

Trata-se de uma equipe que utiliza bastante os lados do campo. Normalmente, buscam o cruzamento e tem bons cabeceadores para isso. Atacam pelos dois lados, constroem a grande maioria de suas jogadas por lá. Os volantes e meias normalmente já buscam a abertura nesses homens de lado de campo – laterais/alas e pontas. Reforçar a marcação pelos lados do campo vai ajudar o Vasco a neutralizar o ataque celeste.

Pontos fracos

Justamente pelos momentos de instabilidade nos últimos anos, é possível perceber que o Cruzeiro é um time frágil. Não tem conseguido segurar resultados, tem tido dificuldades após sair atrás no placar e normalmente quando isso acontece o psicológico vai por água abaixo. Sair na frente do placar pode ser decisivo para o Gigante da Colina amanhã. Além disso, a bola parada defensiva ainda não está ajustada e os jogadores da defesa tem cometido muitos erros individuais bobos. Tem muitas coisas no time mineiro que ainda precisam de muitos ajustes.

Destaques

O plantel cruzeirense tem alguns bons valores, embora de idade um pouco mais avançada e sem o mesmo rendimento de outrora: Fábio, Rafael Sóbis, Rômulo e Ariel Cabral são bons exemplos. Cáceres, ex-Vasco, também está por lá e provavelmente volta ao time nesse jogo, recuperado de COVID-19. No mais, é um elenco de jogadores pouco conhecidos e que estão buscando seu espaço – esforço não tem faltado.

Resumindo

Um clássico nacional sempre vai chamar atenção, independente da atual situação dos dois clubes – gigantes que não deveriam estar na segunda divisão. Apesar das instabilidades até aqui, percebo um Vasco mais pronto e mais estável, já que tem um padrão de jogo mais definido e um trabalho buscando retornar aos trilhos. O Cruzeiro não parece nem saber o trilho que quer percorrer, e isso tem atrapalhado todos dentro do clube a desempenhar suas funções. O Gigante vai ao Mineirão com boas chances de trazer 3 pontos para o Rio. Se ficar atento nas bolas aéreas cruzeirenses e explorar as fragilidades do nosso adversário, tem tudo para sair vencedor em Belo Horizonte.

Fonte: Papo na Colina
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri