Futebol

Análise do treinador Ricardo Sá Pinto comandando o SC Braga

0

NÁLISE BRAGA - RICARDO SÁ PINTO

Analisamos alguns jogos do Braga comandado por Ricardo Sá Pinto, e aqui vamos apresentar alguns padrões e comportamentos interessantes identificados nessas partidas.

Observando primeiramente os sistemas táticos utilizados, a equipe atuava (+)

preferencialmente num 4-3-3 em organização ofensiva, variando também para 4-2-3-1 em alguns momentos. Essa variação apresentava mudanças que impactavam e eram impactadas pelo modelo de jogo do adversário em questão.

Quando em 4-3-3 a equipe possuía um volante ou os três meias apoiando os zagueiros na saída de bola, fazendo com q esse primeiro passe fosse geralmente dado para um dos meias, que iniciava a tentativa de construção da jogada. Isso também dava uma maior liberdade para que (+)

os laterais se posicionassem mais a frente quando o time se postava no campo adversário.

(+)

No 4-2-3-1, a equipe fazia sua saída de bola preferencialmente pelas laterais, com os volantes ficando mais distantes do centro de jogo quando a posse estava com os zagueiros, que geralmente buscavam dar o primeiro passe para um dos laterais, que quando recebia, tinha a (+)

aproximação de um dos volantes para que assim o time buscasse entrar no campo adversário.

Com os jogadores que terá no Vasco, Sá Pinto poderá explorar mais a saída com os volantes, pela qualidade que Andrey e Léo Gil têm nesse aspecto.


Para chegar ao gol adversário, o Braga apostava principalmente em cruzamentos pela lateral, normalmente não pelo fundo, e sim da entrada da área, feitos pelos laterais ou pelos pontas, que cortavam para o meio e faziam o cruzamento. (Isso também pode ser 
(+)

Vale destacar também que, diferente de Ramon, Sá Pinto costuma variar mais os mecanismos em sua 1° fase de construção, saindo com tentativas de lançamentos em caso de pressão alta adversário e com passes curtos em momentos de maior segurança. Sempre deixando de correr riscos.

Fonte: Twitter Análise Vasco
  • Quinta-feira, 26/11/2020 às 21h30
    VascoVasco 1
    Defensa y JusticiaDefensa y Justicia 1
    Copa Sul-Americana Estádio Norberto "Tito" Tomaghello
  • Segunda-feira, 30/11/2020 às 18h00
    VascoVasco
    CearáCeará
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quinta-feira, 03/12/2020 às 21h30
    VascoVasco
    Defensa y JusticiaDefensa y Justicia
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 06/12/2020 às 16h00
    VascoVasco
    GrêmioGrêmio
    Campeonato Brasileiro Arena do Grêmio
  • Segunda-feira, 14/12/2020 às 20h00
    VascoVasco
    FluminenseFluminense
    Campeonato Brasileiro São Januário