Imprensa

Análise: Entrega dos jogadores em campo foi essencial para vitória de virada

Vencer era fundamental, e time conseguiu. Aguerrido, buscou virada em Pelotas. Cabo, porém, precisa buscar soluções para clube voltar a render após sequência de atuações preocupantes. 

Há duas formas de analisar a vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o Brasil, neste sábado, em Pelotas, mas todos concordam que não foi uma noite tranquila para os vascaínos. Por quase 80 minutos, a maior parte da torcida se irritou e se preocupou com um futebol nada animador. Por outro lado, o time não se entregou, foi aguerrido e, mesmo jogando mal, arrancou uma virada no fim. Mais do que otimismo ou pessimismo, a sensação que fica é a de alívio.

O desempenho, mais uma vez, deixou a desejar. A defesa teve falhas individuais em momentos importantes, o meio de campo foi combativo, mas pouco criativo, e o ataque, sem munição, quase não incomodou. Cabem elogios aos jogadores que vieram do banco. Daniel Amorim e Morato entraram na segunda metade da etapa final e viraram a partida.

A entrega também foi um ponto positivo. Se não estava dando certo na técnica, o Vasco arrancou a virada à força. Segundo o técnico Marcelo Cabo, os jogadores “encarnaram o espírito da Série B”.

– Hoje os jogadores deram uma resposta de que estão encarnando o espírito da Série B. Foi uma equipe aguerrida, competitiva. Vão ter momentos que vão ser assim. Vamos precisar ser muito mais competitivos do que plásticos em determinados momentos – analisou Cabo, após a partida.

De fato, a competição tem características diferentes, e o jogo de imposição física muitas vezes vai se sobressair. Após um início difícil, o Vasco precisava vencer e conseguiu. Era o mais importante neste sábado. O que não pode é o estilo pegado do campeonato servir como muleta para o frequente desempenho ruim do time nas últimas semanas. Talvez a primeira vitória traga tranquilidade para a equipe recuperar a confiança e voltar a jogar um bom futebol.

Falha familiar e pouca inspiração

Colecionando atuações ruins nas últimas semanas, o Vasco fez um primeiro tempo fraco. Com Romulo e Marquinhos Gabriel de volta ao time, Michel foi improvisado na lateral no lugar de Zeca, mas não deu certo.

Pouco inspirado e, mais uma vez, disperso, o time de Marcelo Cabo repetiu erros cada vez mais frequentes. A exemplo do que aconteceu na estreia contra o Operário, o Vasco errou na saída de bola e, com mais uma falha individual, serviu de bandeja o gol para o adversário no início do jogo. Aos 10, Galarza – mal no jogo - foi desarmado ao tentar sair jogando, Welinton cruzou, e Ernando marcou contra.

Com a vantagem, o Brasil se fechou, e o Vasco se complicou. Apesar de ficar com a bola (66% de posse no primeiro tempo), o time não encontrou soluções ofensivas. Nos 15 minutos finais até teve mais volume, mas abusou de cruzamentos e só levou perigo em uma cobrança de falta de Gabriel Pec. Muito pouco.

Banco vira o jogo e traz alívio

Assim como o torcedor, Marcelo Cabo também não aprovou o primeiro tempo. Ficou evidente quando o treinador fez duas mudanças no intervalo. Ele colocou Riquelme no jogo, corrigindo a opção por Michel na lateral, e trocou Galarza por Juninho. O Vasco teve uma leve melhora, passou a ter um controle maior, mas seguiu com muita dificuldade de criar reais chances de gols.

Quando a partida ganhava contornos dramáticos, as soluções vieram do banco. Cabo trocou Léo Jabá pelo grandalhão Daniel Amorim e passou a apostar nas jogadas aéreas. Deu certo. Aos 34, o centroavante aproveitou bola escorada de cabeça por Ricardo Graça e empatou. Três minutos depois, Morato, que havia acabado de substituir Gabriel Pec, aproveitou belo cruzamento de Marquinhos Gabriel e virou o jogo usando a cabeça.

Mais do que feliz, o torcedor vascaíno terminou a noite de sábado aliviado e com a esperança que a virada em Pelotas, como disse Marcelo Cabo, seja um divisor de águas na Série B.

Fonte: Globo Esporte
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário