Futebol

Análise: Fernando Diniz precisa encontrar alternativas no ataque do Vasco

Últimos quatro gols do Cruz-Maltino nasceram pela esquerda. Adversários, porém, já abrilham os olhos, e Diniz deve encontrar novas soluções.

Responsável pela criação das jogadas que resultaram nos últimos quatro gols do Vasco, o lado esquerdo de ataque não conseguiu fazer a diferença na derrota para o Sampaio Corrêa, no sábado (9). Quando Riquelme, Nenê e Gabriel Pec se viram bem marcados, as inversões rápidas poderiam desestruturar a sólida defesa adversária. Mas o recurso não foi utilizado. Com isso, Zeca e Morato foram menos participativos do que poderiam pelo lado oposto.

O técnico Fernando Diniz escalou Zeca no lugar de Léo Matos na direita, enquanto Morato foi o atacante por aquele lado. Por mais que Zeca tenha feito em alguns momentos a funcao de ponta, não levou perigo em suas investidas. Morato, por sua vez, se movimentou bastante, mas participou pouco das ações ofensivas da equipe.

Na reapresentação do elenco na manhã desta terça-feira (12), no CT do Almirante, caberá ao treinador vascaíno buscar soluções para tornar a equipe menos previsível, com novas opções de chegada à frente. Ao mesmo tempo, precisará encontrar o melhor posicionamento de Bruno Gomes e Leandro Castan para proteger o corredor nas costas de Riquelme, explorado com eficiência por Pimentinha no Castelão.

A alternativa mais viável para Diniz no ataque seria centralizar Nenê um pouco mais para intercalar com seus avanços pela esquerda. Assim, o meia se aproximaria de Morato. Ou então voltar ao esquema com dois volantes, já que Andrey está recuperado de lesão na coxa direita. Neste caso, Morato seria sacado, com Andrey buscando aproximação de Marquinhos Gabriel, mais avançado pela direita, e ambos apostando nas triangulações com Zeca.

Até o duelo contra o Coritiba, no sábado (16), o Vasco terá quatro dias de treinamentos à procura de alternativas para surpreender o líder da Série B, em São Januário.

Fonte: Jogada 10
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri