Imprensa

Análise: O Vasco repetiu os mesmos erros de sempre

O futebol não permite erros e o Vasco repetiu os mesmos de sempre, não tinha como o resultado ser diferente. Passa ano e saí ano e a torcida com razão, reclama das mesmas coisas, o time é desequilibrado e sem intensidade. Inicialmente o técnico sempre acaba levando a culpa. (+)

Com o passar dos meses, fica perceptível o erro na montagem do elenco. O fato de não ter grana para grandes investimentos, não pode servir como muleta. As temporadas mostram clubes menores fazendo mais com o mesmo pouco. A busca por característica de jogadores é TRABALHO (+)

E no Vasco trabalham mal no futebol faz tempo. O elenco é desequilibrado, está dividido entre uma parcela da base sem experiência e outra experiente até demais, vivendo momentos específicos da carreira que o impedem de competir como deveriam em um campeonato que pede isso.

Aparentemente, a psicologia e a fisiologia do clube também não conseguem resolver os problemas. Os scouts, se trabalham, falta autonomia. O Alexandre Pássaro fez o diagnóstico correto em fev, mas errou na parte mais importante, que foi na resolução da própria ideia. (+)

O tal dos contratos por produtividade envelheceram mal, pela fase, eles até impedem prejuízos de curto prazo, mas com o NÃO ACESSO por causa dos mesmos, o rombo financeiro será irreversível. Fico imaginando a quantidade de jogadores úteis que não vieram por causa do modelo (+)

Alguns podem pensar, "mas falar agora é fácil depois que a merda aconteceu..." Mas não, tudo que falei antes e direi agora, repito desde o início do ano: - Só chegou 1 zagueiro ao elenco mesmo vindo de um ano pífio na posição. - O "modelo" de 2009 precisava ser repetido... (+)

- Falta uma referência no meio de campo, tal como era Nenê, C. Alberto, Douglas. - O mercado pós estadual era o mais importante, além de se reforçar, impedia que os outros fizessem, pois é onde os times da Série B se moldam para o campeonato. - A base não vai assumir responsa (+)

- O insucesso do estadual foi a pequena amostra da temp. Mas olha, isso não quer dizer que sou o sabichão e dono da verdade. Apesar de nunca ter 'passado pano' para os erros, não esqueço que lá atrás nas eleições em nov, eu apoiei a Diretoria que FALHOU no mais importante. (+)

E o futuro? As entrevistas do Lisca e do Andrey, dão um choque necessário sobre o que o clube precisa fazer para tentar reverter a situação. Mas agora o tempo é mais curto e a pressão sobre tudo será maior... Se acredito? Hoje, é indiferente falar. O que vai mudar é o trabalho.

E trabalhar esse elenco é começar a diminuir os erros para voltar a competir. Teremos semanas cheias de treinamento nas próximas rodadas. Talvez algumas possibilidades de contratações na janela. E o principal, o Lisca Doido precisa utilizar atletas com mais capacidade física.

Fonte: X do Alexsander Silva
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Santos Santos 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 20/08/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olimpia Olimpia
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
  • Quarta-feira, 26/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 29/08/2026 às 21h20
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 16 (36,36%)
Empates 14 (31,82%)
Derrotas 14 (31,82%)
Total 44
Gols
Marcados 56 (52,83%)
Sofrido 50 (47,17%)
Total 106
Saldo 6
Cartões
Amarelos 88 (91,67%)
Vermelhos 8 (8,33%)
Total 96