Futebol

Análise tática do Vasco para o início do Brasileirão

O ano de 2020 começou mais uma vez maltratando os corações cruzmaltinos. O time fez péssima campanha no Estadual e jogou muito mal sob o comando de Abel Braga. Com a saída do experiente treinador, o clube resolveu apostar no ídolo Ramon Menezes dirigindo a equipe. Ramon fez história no Gigante da Colina ao conquistar muitos títulos no final da década de 90 em uma equipe memorável. Hoje os tempos são outros. O Vasco não tem o elenco de outrora, mas ao menos vê no comandante alguém interessado em produzir um time organizado e identificado com a camisa centenária que enverga.
 

O ARTILHEIRO ARGENTINO E A FORÇA DA BASE

Não há muitas dúvidas sobre o jogador mais importante do Vasco em 2020. O que dizer de um atleta que marca 75% dos gols de uma equipe durante a temporada. Germán Cano é o comandante da linha de frente cruzmaltina e fez nove dos 12 tentos anotados pelo time em jogos oficiais até aqui. Ele é a referência no ataque e o homem das finalizações. Não costuma desperdiçar chances. No meio-campo, porém, um atleta surge como fundamental dentro das ideias que Ramon começa a desenvolver. Andrey é o distribuidor dos passes que iniciam os ataques e isso favorece as suas características.

O volante tem 22 anos e já não é tão inexperiente assim. Vai para o seu quarto Campeonato Brasileiro. Além dele, outros jovens revelados pelo clube têm lugar cativo no time titular, ao menos no início da competição. Talles Magno (18 anos) e Vinícius (19 anos) são os pontas do ataque de Ramon Menezes. O técnico Ricardo Graça (23 anos) forma a zaga titular ao lado de Leandro Castán. O elenco ainda abriga bons nomes como os zagueiros Ulisses e Miranda, o goleiro Jordi, o volante Bruno Gomes, os meias Lucas Santos e Gabriel Pec, e o atacante Kaio Magno, irmão do titular Talles. A base do Vasco segue produzindo bons jogadores.

COMO ATACA O VASCO

Ramon teve apenas dois jogos oficiais para comandar o time, mas fez outros jogos-treino e manteve a ideia apresentada inicialmente. Ele quer um time com posse e ocupação de espaços bem definida para ter uma circulação de bola eficaz. Prende Henrique junto aos zagueiros em uma ‘’saída de três’’ e libera Yago Pikachu para atacar por dentro, como um meia. Andrey é o primeiro homem de meio-campo e distribui as jogadas. Fellipe Bastos ou Raul, e Martin Benitez completam o miolo do campo. Vinícius e Talles Magno dão amplitude ao time e Cano é o centroavante.

A ideia é trabalhar a bola e buscar os lados do campo perto da área para causar desequilíbrios na linha defensiva adversária. É bem frequente as inversões a partir de Andrey para a individualidade de Vinícius e Talles Magno. O primeiro fica mais preso ao lado direito e tem Pikachu se aproximando constantemente para receber em profundidade ou tabelar. O segundo troca um pouco mais de posição com Benitez, e a dupla busca o melhor entrosamento pela esquerda.

COMO DEFENDE O VASCO

O Vasco precisa corrigir alguns problemas defensivos que vêm desde a época de Abel Braga no comando. O time oscila demais a intensidade da abordagem de marcação. Em uma equipe que tem como proposta marcar por zona, ter um comportamento passivo ao pressionar o adversário com a bola é muitas vezes letal. Cada jogador defende o seu espaço no gramado sem promover perseguições fora do setor. O time se posiciona no 4-1-4-1. Yago Pikachu fecha normalmente como lateral-direito, Andrey se posta à frente da defesa, Talles e Vinícius recompõem pelos lados. As transições também precisam de ajustes. O conceito de reagir rápido ao perder a bola não foi totalmente assimilado pelos atletas.
 

UM TRABALHO AINDA COMEÇANDO

É um trabalho muito embrionário e que ainda não foi testado de forma veemente. É natural que tenha dificuldades no início, principalmente por se tratar de uma equipe com muitos jogadores em processo de maturação. O ambiente interno do clube é conturbado e a diretoria precisa do entendimento necessário para não interromper um processo que apenas se inicia. Este é o principal problema ao projetar a competição para o Vasco da Gama.

Fonte: Footure.com.br
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri