Imprensa

Análise: 'Uma rodada que tinha tudo para ser tensa para o Vasco...'

Uma rodada que tinha tudo para ser tensa para o Vasco se desenrolou de forma inesperada. Enquanto duelava na Arena com o Grêmio em jogo que já sabia que seria difícil, o resultado mais improvável acontecia longe dali, no Independência: o lanterna América-MG vencia o Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento. Bastava uma vitória e o cruz-maltino estaria livre. Mas Suárez se despedia dos torcedores do tricolor e estava ávido para deixar um presente. Sobrou para o time de Ramón Díaz, que levou um golaço do uruguaio no primeiro minuto do segundo tempo. Gol que definiu a vitória por 1 a 0.

Agora, o Vasco fecha o Brasileiro em compromisso não menos complicado contra o Bragantino, na quarta-feira, em São Januário — partida que já tem ingressos esgotados. A boa notícia é que depende apenas de si para garantir a permanência: uma vitória simples coloca o cruz-maltino na Série A de 2024.

Na Arena, o time deu sinais mais uma vez de esgotamento físico e de criatividade. Com três zagueiros — Maicon, Léo e Robson —, o Vasco até conseguiu segurar o ímpeto de um Grêmio forte em casa, mas tinha pouco repertório e errava muito nos contra-ataques. Ainda no primeiro tempo, sofreu gol em bola aérea com Rodrigo Ely, em lance de desatenção, que acabou anulado por impedimento.

Suárez, que não fica no Grêmio no ano que vem, ganhou uma série de homenagens antes e depois da partida, sua última em casa: de máscaras em torcedores nas arquibancadas lotadas a vídeo de homenagem — chegou a ganhar o famoso DVD do técnico Renato Portaluppi na entrevista coletiva. E coroou a despedida com um golaço, seu 15º no campeonato.

O atacante de 36 anos recebeu de Nathan Fernandes na entrada da área e acertou o cantinho de Léo Jardim. Foram várias as oportunidades que o uruguaio teve no setor, a dificuldade de marcação mais flagrante do Vasco neste segundo turno.

O cruz-maltino chegou a ter boas chances no primeiro tempo. Na melhor delas, Gabriel Pec se embolou com Villasanti em contra-ataque, passou e ficou com campo aberto. Mas de frente para o goleiro Caíque, optou pelo passe para o meio da área, improdutivo. Vegetti foi outro a ter oportunidades.

Houve uma leve melhora vascaína com a entrada de um criativo e perigoso Payet na segunda etapa, mas Caíque evitou outra chance clara, criada pelo francês e finalizada com chute colocado de Praxedes. Pouco antes, Léo Jardim fez milagre em chute de Ferreirinha.

— Em momento algum pensamos nos adversários, pensamos em ganhar. Fizemos um bom primeiro tempo, infelizmente tomamos o gol logo na volta. O nosso objetivo é sempre a vitória. Agora é vencer dentro de casa para não depender dos outros — afirmou o zagueiro Maicon após a partida. O Vasco não teve Medel, que é dúvida até para a última rodada, com um edema na coxa direita.

Ramón Díaz ressaltou o cenário de não depender de adversários e deu moral a seus atletas:

— O importante para nós é como chegamos nas partidas. Hoje não tivemos Medel, um jogador importante. A equipe, como armamos, a estrutura é sólida. Isso me agradou. Podemos competir. Dependemos de nós, é muito feio depender de outras equipes. Está complicado para as três equipes, temos que conseguir os pontos, ganhar, por nossa mentalidade temos que ganhar em casa. Nossa casa é um campo difícil de jogar para qualquer equipe. Vamos dar o máximo.

Fonte: Blog Panorama Esportivo - O Globo Online
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir