O gol sofrido no fim e a derrota aumentaram o jejum de vitórias do Vasco em sua própria casa, outrora porto seguro da equipe. O último triunfo pelo Brasileirão em São Januário foi em maio, ainda antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes, contra o Fortaleza.
Daquele triunfo até aqui, o time só venceu o CSA, pela Copa do Brasil, na Colina. Perdeu para Bragantino e Corinthians e empatou com Grêmio, Atlético-MG e Ceará. O "saldo" é de potenciais 12 pontos que se esvaíram em São Januário.
O Vasco volta a campo no domingo, contra o Flamengo, no Maracanã.
O jogo
Com os desfalques de Lucas Piton, Tchê Tchê (lesionados) e Hugo Moura (suspenso), o técnico Fernando Diniz lançou Puma Rodríguez, Robert Renan e Mateus Cocão na partida de ontem. O time engrenou um bom início, trabalhando a bola de forma inteligente e ganhando campo. Assim, sofreu a falta que daria origem ao primeiro gol, de Philippe Coutinho. O camisa 10 completou 100 jogos com a camisa do Vasco e ganhou uma série de homenagens do clube. Para coroar, acertou uma linda cobrança de falta, parecida com a que bateu contra o Botafogo. Mas, desta vez, direto para a rede.
A alegria de abrir o placar não durou muito. Num erro de saída de bola, o Ceará chegou ao empate. Pressionado pela marcação dos visitantes, Léo Jardim deixou Cocão na fogueira, e o meia deu nos pés de Paulo Baya. O atacante fez boa jogada e bateu para a defesa do goleiro. No rebote, Galeano não perdeu a chance e marcou. Cocão passou a ser vaiado pelo erro, e o time do Vasco perdeu a concentração no fim do primeiro tempo. Jardim ainda fez duas grandes defesas para evitar uma virada do Vozão.
No segundo tempo, Diniz lançou o atacante Andrés Gómez no lugar de Cocão. Foi dele a jogada para Cuesta — estreante da noite, que entrou pouco depois — desempatar a partida. Dez minutos antes, o cruz-maltino havia ficado com um a mais, após expulsão de Rodriguinho, por solada em Barros.
O cruz-maltino ainda teve a oportunidade de ampliar com o próprio Gómez, mas acabou frustrado. E o Ceará, mesmo com um a menos e jogando num São Januário lotado, buscou o empate com Pedro Henrique. O atacante aproveitou outro rebote de Jardim, em chute de Fernandinho, que ganhou disputa de Paulo Henrique.
Três dias depois de uma classificação na Copa do Brasil que animou a torcida, o Vasco voltou a viver noite frustrante em São Januário, ontem. Pelo Brasileirão, sofreu o empate em 2 a 2 do Ceará na reta final dos acréscimos e estacionou na parte de baixo da tabela. Voltou a desperdiçar pontos em casa e chegou aos 23. Mesmo com a rodada favorável, ultrapassou apenas o Santos e dormiu em 15º lugar, a apenas um ponto (mas com um jogo a menos) do Vitória, que abre a zona de rebaixamento.