Imprensa

Análise: Vasco convence e fica a dois passos do acesso

Foi um Vasco renovado e mais leve em todos os sentidos. Neste sábado, no 3 a 0 sobre o Novorizontino, o que se viu em São Januário foi um time mais confiante, sem tanto peso nas costas e em total harmonia com a torcida após a emblemática virada sobre o Operário. Mas foi também uma equipe rejuvenescida, com ataque formado garotos e mais leve no sentido tático após as mudanças de Jorginho.

Deu certo. Os jovens, mais uma vez, decidiram, e os vascaínos deixaram São Januário com a sensação de que o acesso nunca esteve tão próximo. De fato, falta pouco. Duas vitórias nas quatro rodadas finais asseguram a volta à Série A, segundo o matemático Tristão Garcia. O Vasco dorme com 78% de chance de subir, de acordo com o site "Infobola".

Ao mesmo tempo, a proximidade do fim da competição não permite relaxamento. As vitórias contra Operário e Novorizontino nesta semana foram fundamentais, deixaram o clube em uma situação mais confortável, mas ainda há batalhas pela frente. A próxima, provavelmente, a mais difícil até o fim da Série B, contra o Sport, na Ilha do Retiro.

O Vasco acorda neste domingo a seis pontos dos pernambucanos, que podem reduzir a diferença pela metade em caso de vitória sobre o Cruzeiro, neste domingo. Os vascaínos torcem por um tropeço antes do confronto direto.

Ataque de garotos resolve
 

Marlon Gomes voltou ao time no lugar de Raniel e formou o ataque com Figueiredo e Eguinaldo. Consequentemente, o Vasco foi um time mais leve e rápido e se impôs. Encontrou o Novorizontino bem postado defensivamente, mas criou chances e pouco sofreu na defesa.

Com Yuri Lara de volta e um adversário mais interessado em marcar e fazer cera, o Vasco não correu riscos – não sofreu gol pela primeira vez após 12 rodadas. E aproveitou para atacar. Não encontrou muitos espaços, mas se movimentou com a garotada e conseguiu oportunidades. Eguinaldo, por exemplo, carimbou a trave após belo passe de Andrey.

A bola parada também foi uma arma perigosa. Danilo Boza quase marcou de cabeça após escanteio de Nenê. O camisa 10 também esteve próximo de marcar o seu em chute fora da área.

E foi justamente em um chute de longa distância que o Vasco abriu o placar, quase no fim do primeiro tempo. Figueiredo, que até então errava bastante e destoava um pouco de Eguinaldo e Marlon no ataque, acertou uma pintura de fora da área. Mais um golaço do jovem, o quarto dele na Série B.

O Vasco foi para o vestiário com São Januário inflamado e voltou para o segundo tempo no mesmo cenário. Com menos de um minuto, Marlon Gomes aproveitou cruzamento de Nenê, matou no peito e mandou para o gol: 2 a 0 e jogo decidido, pelas circunstâncias da partida.

Apesar de todo segundo tempo pela frente, em nenhum momento o Novorizontino deu qualquer sinal de poderia complicar a partida. Sem força ofensiva, o adversário levou algum perigo apenas em uma cabeçada por cima do gol. Thiago Rodrigues não precisou fazer nenhuma grande defesa.

O Vasco controlou a partida e soube administrar a vantagem. Jorginho aproveitou para rodar o elenco. Mandou a campo jogadores como Sarrafiore, Zé Vitor e Luiz Henrique, que ainda não haviam jogado sob seu comando. Além deles entraram Gabriel Pec e Tubarão.

Com tantas mudanças, o time perdeu um pouco de força ofensiva, mas ainda conseguiu mais um gol, com Léo Matos, de cabeça, após escanteio cobrado por Luiz Henrique. Festa em São Januário e a confiança de que o acesso está próximo. Falta pouco.

Foto: André DurãoFigueiredo comemora gol contra o Novorizontino
Figueiredo comemora gol contra o Novorizontino

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário