Futebol

Análise: Vasco está se tornando cada vez mais um time competitivo

A vitória sobre o Fluminense por 4 a 2 na tarde de ontem, sábado (16), evidenciou que o Vasco está se tornando cada vez mais um time competitivo. Com gols de Vegetti, Praxedes e Gabriel Pec (2), o time ganha fôlego e confiança para a sequência na luta contra o rebaixamento.

O Vasco começou o jogo pressionando o Fluminense e tendo mais a bola. O time de Ramón Díaz manteve o esquema 4-1-4-1, visível na fase defensiva, retornando com Zé Gabriel entre as linhas e Vegetti na sobra. O meio-campo funcionou muito bem com Marlon Gomes, Praxedes e Paulinho Paula. A opção de começar com Rossi se mostrou certeira – ele deu duas assistências. O time abriu o placar com Praxedes, que fez seu primeiro gol no clube.

Por sinal, a importância dos reforços precisa ser ressaltada. Além dos já citados, Vegetti marcou seu quarto gol em seis jogos, além de ter dado sua primeira assistência com a camisa cruzmaltina. Payet participou da jogada do quarto gol e fez uma boa partida, mas o torcedor ainda pode esperar atuações mais concretas e decisivas.

O segundo tempo começou com intensidade: em 10 minutos, o jogo já estava 2 a 2. Após isso, o desenho ficou claro: o Fluminense teve 78% de posse de bola e o Vasco passou a explorar os contra-ataques, em especial com Gabriel Pec, que entrou na segunda etapa. Além disso, o time de Ramón Díaz teve efetividade para neutralizar o ataque rival. O time aproveitou falhas do Tricolor, como no terceiro gol, e foi letal. Tendo a solidez defensiva quando o jogo estava aberto e efetividade para os contra-ataques, o Vasco conseguiu competir diante de um semifinalista da Libertadores e ocupante da parte de cima da tabela.

O cenário ainda é difícil. O Vasco está na 18ª posição, com 20 pontos – cinco abaixo do Goiás, o primeiro fora da zona de rebaixamento. No entanto, a perspectiva para os próximos jogos é positiva. O time está cada vez mais concreto. Duas vitórias em quatro jogos é um cenário que estava distante de acontecer em boa parte do primeiro turno – ainda mais com atuações tão consistentes quanto a de ontem.

Os próximos dois jogos são contra Coritiba – que marcará o retorno do torcedor a São Januário – e América-MG, os dois times que estão abaixo do Vasco na tabela. É essencial pontuar nestas partidas, e a confiança em relação ao time cresce cada vez mais sob o comando de Ramón Díaz.

Fonte: Esporte News Mundo
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir