Futebol

Análise: Vasco ganha opções no elenco após vitória sobre o Resende

Um jogo para cumprir tabela, mas que deixa saldo positivo. Na última rodada da fase de classificação do Carioca, o Vasco, já classificado, rodou o elenco, usou os reservas e venceu o Resende por 3 a 0, em São Januário. Resultado que melhora o clima após a eliminação na Copa do Brasil e dá confiança antes da semifinal contra o Flamengo.

Os últimos 15 dias não foram fáceis em São Januário. Em duas semanas, o clube perdeu clássicos para Fluminense e Flamengo e caiu para a Juazeirense na Copa do Brasil. Portanto, vencer era importante para amenizar a pressão sobre o departamento de futebol. E o Vasco cumpriu a missão com uma vitória tranquila e placar elástico.

Além disso, Zé Ricardo tem motivos para comemorar. Testou jogadores até então pouco aproveitados e ganhou opções. Titulares na pré-temporada, por exemplo, Yuri e Vitinho praticamente não jogaram no Carioca por conta de lesões. Entraram muito bem e vão brigar por vaga no time. Bruno Nazário, que não vinha bem, fez boa partida, com direito a golaço. E garotos com pouca ou nenhuma minutagem no profissional, casos de Halls e Zé Vitor, deram conta do recado.

Controle e maior proteção com meio-campo povoado

Com oito jogadores poupados, não foram apenas os nomes que mudaram. O Vasco entrou com uma formação diferente, com cinco homens no meio de campo e Figueiredo no ataque. Zé Gabriel e Yuri jogaram à frente da zaga, Isaque centralizado, logo atrás de Figueiredo, com Nazário e Luiz Henrique abertos.

Apesar de muito mexido, o Vasco foi um time organizado no primeiro tempo. Com o meio de campo povoado, a equipe teve controle do jogo – apesar de alguns contra-ataques perigosos do Resende – e criou chances. Nazário, Luiz Henrique e Isaque se movimentaram bastante e buscaram a aproximação com Figueiredo. Acertaram, mas também erraram muito. Talvez por falta de entrosamento, não foram poucos os erros de passe, mas o Vasco teve volume de jogo.

A técnica de Nenê fez falta, mas não faltaram lances bonitos. Escalado como centroavante pela primeira vez como titular, Figueiredo quase marcou um golaço de bicicleta. Pouco depois, Zé Gabriel carimbou a trave. Com o gol amadurecido, Bruno Nazário abriu o placar em bonito chute no ângulo de fora da área.

Um ponto positivo foi a proteção à zaga. Com Yuri e Zé Gabriel, volantes com mais pegada, o Resende pouco se assanhou. As poucas chances do time do interior foram em contra-ataques. Em uma delas Halls fez uma defesa de cinema, no último lance do primeiro tempo, e foi aplaudido em São Januário.

Saldo positivo

O panorama do segundo tempo foi semelhante, com maior domínio do Vasco, poucos sustos e algumas gratas surpresas. Uma delas foi Vitinho. Recuperado de lesão, o meio-campista entrou aos 18 minutos do segundo tempo, estreou após se recuperar de lesão e animou o torcedor. Marcou um belo gol de cabeça, distribuiu passes e se candidatou à uma vaga no time.

Ele não foi o único, no entanto, a sair do banco e deixar boa impressão. Zé Ricardo mexeu muito no time no segundo tempo, mas o Vasco não perdeu o controle do jogo em nenhum momento e definiu a partida com tranquilidade. Jhon Sánchez deu boa assistência para Vitinho marcar. Vinícius, que ainda não havia sido relacionado nesta temporada, marcou o terceiro.

Nem todos tiveram grandes exibições. Isaque se movimentou bastante, mas ainda está devendo, Luiz Henrique jogou fora de posição, aberto na esquerda, e também não aproveitou a chance, e os laterais Léo Matos e Riquelme tiveram atuações discretas. O saldo final do domingo, no entanto, é positivo. Em um elenco curto e com carências, Zé Ricardo ganhou opções para reta final do Carioca e para a Série B.

 

Foto: Rafael Ribeiro/VascoBruno Nazário contra o Resende
Bruno Nazário contra o Resende
Fonte: ge
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Internacional Internacional 4
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 20/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olimpia Olimpia
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 24/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/05/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 13 (41,94%)
Empates 9 (29,03%)
Derrotas 9 (29,03%)
Total 31
Gols
Marcados 45 (56,25%)
Sofrido 35 (43,75%)
Total 80
Saldo 10
Cartões
Amarelos 63 (90,00%)
Vermelhos 7 (10,00%)
Total 70