Futebol

Análise: Vasco mostrou evolução com o Gabriel Pec atuando pela esquerda

Diniz define conceitos, corrige falha e vê jovens em ascensão sob o seu comando em um time que volta a sonhar com o acesso.

O Vasco mudou a forma de atuar com Fernando Diniz, responsável por modificar drasticamente o comportamento do elenco na tentativa de encontrar um caminho para o acesso. Mas pela primeira vez em cinco jogos à frente do clube, ele não viu sua equipe dominar o adversário no primeiro tempo. A estratégia inicial não deu certo, e o controle só veio após a entrada de Gabriel Pec no intervalo para se juntar a Nenê e Riquelme pelo lado esquerdo.

Apesar da vitória sobre o Confiança, a terceira consecutiva e a maior sequência alcançada na Série B, o domínio durou apenas 25 minutos. Muito por conta do improviso de Zeca no meio para manter Riquelme na lateral e possibilitar a volta de Léo Matos à direita – estava suspenso diante do Goiás. O Cruz-Maltino manteve sua estrutura tática, mas falhou na execução com uma posse de bola ineficaz no primeito tempo e a pouca movimentação dos homens de criação.

Diniz corrigiu o erro na escalação ao sacar Léo Matos e apostar em Gabriel Pec, levando Zeca para a direita e recuando Marquinhos Gabriel para ajudar na transição. O jovem atacante explorou bem os espaços e construiu boas jogadas com Nenê. Com uma assistência de cada, logo a equipe fez dois gols, ambos pela esquerda. Riquelme cresceu de produção com a intensidade naquele setor, confundindo os defensores.

Por não manter a posse, o Vasco sofreu pressão até o fim mas garantiu o triunfo. E graças às mudanças que atendem pelos nomes de Riquelme e Pec.

“Não ganharam pontos só nessa partida. Desde que cheguei, eles ganharam pontos todos os dias. O que me dá confiança para manter Riquelme como titular. O Pec ficou em tratamento de lesão no tornozelo (por conta do jogo anterior) e treinou na véspera para poder ficar, pelo menos, no banco”, explicou o treinador após a vitória em Aracaju.

Fonte: Jogada 10
  • Sábado, 09/10/2021 às 21h00
    Vasco Vasco 0
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa 1
    Campeonato Brasileiro - Série B Castelão-MA
  • Sábado, 16/10/2021 às 16h30
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 24/10/2021 às 16h00
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio dos Aflitos
  • Sexta-feira, 29/10/2021 às 21h30
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 04/11/2021 às 19h00
    Vasco Vasco
    Guarani Guarani
    Campeonato Brasileiro - Série B Brinco de Ouro
  • Domingo, 07/11/2021 às 16h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir