Imprensa

Análise: Vasco reage na hora certa e volta a ter pequena 'gordura'

Para usar um jargão do próprio futebol, o Vasco reagiu aos 45 do segundo tempo. Não no jogo contra o Novorizontino, vencido com facilidade pelos cruz-maltinos por 3 a 0. Mas o segundo triunfo seguido na Série B permitiu ao time dar um respiro na tabela num momento crucial: antes da sequência final de quatro confrontos diretos com seus perseguidores. Uma recuperação que pode definir o acesso para o time de São Januário.

Agora, os vascaínos somam 55 pontos. O quarto lugar ficou mais consolidado após uma rodada quase perfeita. Quase todas as equipes que tentam tomar sua posição no G4 tropeçaram. O Londrina empatou com o Grêmio (1 a 1), assim como o Sampaio Correa ficou na igualdade (0 a 0) com o CSA. A exceção foi o Ituano, que venceu o Guarani e se mantém no encalço. Neste domingo, é a vez do Sport ir a campo contra o já campeão Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Neste momento, o quinto colocado é o Ituano, com quatro pontos a menos. Se vencer o Cruzeiro, o Sport chegará aos 52. Mas continuará com uma vitória a menos. Além disso, possui saldo bem menor do que o dos cruz-maltinos (11 contra 1). Ou seja: independentemente do resultado deste domingo dos pernambucanos, o Vasco voltou a abrir uma rodada de folga no G4.

Esta vantagem é ainda mais importante ao se levar em consideração que o clube de Recife será justamente o próximo adversário do Vasco. O jogo será no dia 16, na Ilha do Retiro.

— Nós passamos por momentos bastante difíceis nos últimos dois meses. Mas isso faz parte de um campeonato em que em todos os jogos, independentemente da colocação do adversário, você não tem certeza da vitória — comentou Leo Matos. — Conseguimos duas vitórias consecutivas. A anterior foi no sufoco. É isso que faz uma equipe ser vencedora.

A tranquilidade com a qual o Vasco chegou a vitória passou pelas boas escolhas de Jorginho para montar o ataque. Eguinaldo, no lugar de Raniel, e Marlon Gomes, no do suspenso Alex Teixeira, formaram ao lado de Figueiredo um trio de velocidade e boa finalização.

O primeiro gol saiu em belo chute colocado de Figueiredo, aos 44 do primeiro tempo. Na etapa final, Marlon ampliou com apenas 40 segundos de bola rolando.

A vantagem obrigou o Novorizontino a se lançar mais à frente, o que atrapalhou a construção vascaína. Já nos minutos finais, quando o 2 a 0 parecia consolidado, Léo Matos ainda escorou bem o escanteio preciso de Luiz Henrique para dar contornos finais ao placar.

Fonte: Globo Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri