Imprensa

Análise: 'Vasco se credencia na briga pelo G4 da Série B, mas ataque...'

A Série B ainda está na sua sétima rodada, mas a briga pelas primeiras posições já começa a se estabelecer entre alguns clubes. E, por mais que o importante seja estar no G4 no final da 38ª rodada, somar pontos desde o início da competição e ficar no pelotão de frente é um bom indício do que os times podem almejar no Campeonato Brasileiro. E, nesse ponto, mesmo com atuações irregulares, o Vasco tem ido bem. Com a vitória sobre o Bahia no último domingo, o Cruz-Maltino subiu para a quarta colocação.

É verdade que o Vasco ainda pode terminar a rodada fora do G4, a depender do resultado da partida do Grêmio nesta segunda-feira, mas a pontuação do time de Zé Ricardo já coloca o clube em boas condições na briga pelo G4. E a vitória sobre o Bahia demonstrou dois bons aspectos que podem ajudar o time a conseguir o acesso e outro que pode complicar esta disputa.

Com o apoio da torcida, que compareceu em peso em São Januário, com quase 20 mil presentes, o clima da tarde de domingo em São Januário foi mágico, com uma ótima conexão entre arquibancada e campo. Até o momento, as três vitórias que o time tem na Série B foram conquistadas na Colina. Com o fator local à seu favor, e com a torcida comprando o briga do atual elenco, este pode ser um reforço importante do Cruz-Maltino nesta briga.

Outro ponto importante que voltou a chamar a atenção no domingo foi a solidez defensiva do time de Zé Ricardo. Tanto Anderson Conceição e Quintero como os laterais Gabriel Dias e Edimar tiveram boas atuações e conseguiram parar o melhor até da Série B até este momento. Não por acaso, o Vasco tem a segunda melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos em sete jogos. Só o Sport, com dois gols sofridos, tem sistema defensivo melhor.

Por mais que tenha permitido que o Bahia tivesse mais posse de bola e concedido 17 finalizações ao Tricolor, o time adversário não teve facilidade nessas finalizações. Foram apenas quatro chutes na direção do gol e o goleiro Thiago Rodrigues não precisou fazer nenhuma defesa muito difícil durante os 90 minutos.

Por outro lado, o Vasco ainda precisa melhorar no setor ofensivo. As três vitórias conquistadas até aqui foram pelo mesmo placar: 1 a 0. Contra o Bahia, foram apenas cinco finalizações, sendo só uma certa: a que resultou no golaço de Figueiredo. É possível dizer que, neste ponto, o time foi efetivo, mas, de acordo com o Footstats, o Vasco é apenas o 16º time em finalizações certas na Série B. Após a vitória sobre o Bahia, o próprio técnico Zé Ricardo admitiu que este é um ponto que o time precisa evoluir.

Assim como boa parte dos times da Série B, mesmo os da parte de cima, o Vasco tem feito um começo de campeonato irregular. Mas a vitória sobre o Bahia deu bons indícios de como o time deve seguir na sequência e competição. E o que precisa fazer para ir ainda mais longe nesta disputa pelo acesso.

Fonte: Esporte News Mundo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri