Futebol

Análise: Vasco tem atuação sem sal contra o Barracas Central

A estreia do Vasco na Copa Sul-Americana foi de poucas emoções. O empate com o Barracas Central na Argentina tem poucos elementos para serem tirados a uma conclusão mais específica — o placar sem gols no Florencio Sola explica.

O time entrou em campo recheado de reservas e jogadores formados nas categorias de base. Nem Renato Gaúcho viajou: o treinador permaneceu no Rio de Janeiro para não perder dois dias de treinos com a espinha dorsal do elenco.

Nuno Moreira, Hugo Moura e Puma Rodríguez foram os escalados que jogam regularmente com o técnico, mas não são considerados titulares absolutos. Do trio, apenas o volante teve uma atuação positiva em relação à média da equipe.

Como já era de se esperar de um time praticamente novo atuando em conjunto, o Vasco passou dificuldade para criar chances. Com três zagueiros, a equipe superou poucas vezes a pressão inicial do Barracas Central na saída de bola. Mesmo assim, o time argentino não ameaçou muito a meta do goleiro Daniel Fuzato.

A atuação melhorou depois que JP passou a ser mais protagonista na saída de bola. O volante se aproximou dos zagueiros e fez a equipe andar da defesa para o ataque. Nuno Moreira, na teoria o outro responsável para fazer o time evoluir na parte tática, não esteve em noite inspirada e muitas vezes não dava continuidade às jogadas.

Diante de um time que, mesmo atuando com força máxima, tinha ainda mais dificuldade de criar chances — muito por causa da natural deficiência técnica —, o Vasco teve as melhores chances do primeiro tempo. O goleiro Espíndola parou cabeçada de Spinelli e chute de Avellar com boas defesas.

O segundo tempo trouxe um ritmo ainda menor. Com dois atacantes isolados, o Barracas quase sempre arriscava chutes de fora da área — a maioria deles para longe do gol. O lado brasileiro foi pelo mesmo ritmo, com a quantidade de chances diminuindo.

Uma nova possibilidade se abriu após a expulsão de Puig, que ficou menos de três minutos em campo até entrar de sola no tornozelo de Nuno. Com um a mais, o Vasco colocou Adson e Marino Hinestroza. O brasileiro perdeu um gol na cara, mas foi um elemento participativo na criação; o colombiano, mais uma vez, teve atuação para esquecer.

Já era de esperar, por todo o contexto de uma equipe completamente modificada, um Vasco com naturais dificuldades de criação. Com exceção de atuações individuais de nomes como JP e Hugo Moura, bem para travar chance clara do Barracas, é pouco provável que essa estreia tenha colocado alguma pulga atrás da orelha de Renato Gaúcho quanto a mudanças no plantel principal da equipe.

Fonte: ge
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 16/07/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A Barradão
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Sábado, 25/07/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78