Imprensa

Análise: Vasco usa força dos crias da base para voltar a vencer

De volta ao aconchego de São Januário, o Vasco deu uma resposta em campo e ganhou fôlego na maratona pelo acesso. Após dias turbulentos, com seguidas derrotas fora de casa, o time precisou retornar a seu habitat natural, o Rio de Janeiro, onde segue invicto em 14 jogos , para reencontrar a vitória e a paz. A equipe tem um aproveitamento de 76% como mandante na Série B.

Não foi, porém, um resultado fácil. O 2 a 1 sobre o Guarani, nesta quarta, foi justo, mas teve seus momentos de tensão. Thiago Rodrigues, mais uma vez, foi decisivo, com ao menos duas defesas importantes durante o jogo. O brilho, no entanto, foi todo da garotada. E isso passa pela escalação de Emílio Faro.
 

Início morno

Não chegava a ser um ambiente hostil, mas o cenário antes de a bola rolar em São Januário era de apreensão e pressão. Antes do jogo, parte da torcida pediu por jogadores e treinador.

Após atuações muito criticadas contra CSA e Bahia, Emílio Faro veio com uma formação diferente. Trocou Matheus Ribeiro por Léo Matos na lateral, mas as mudanças mais significativas foram no setor ofensivo. Os jovens Marlon Gomes e Eguinaldo receberam oportunidades – a primeira do centroavante de 18 anos como titular. E corresponderam, ao lado de outro jovem, Andrey, jogador mais talentoso e regular da equipe.

Desde o início se notou o Vasco mais leve e com mais movimentação na frente, mas ainda com dificuldades na criação. Apesar do maior volume, poucas finalizações. Emílio iniciou o jogo com Alex Teixeira aberto na esquerda e Eguinaldo centralizado. Diante das dificuldades, inverteu a dupla de posição.

E justamente em uma jogada de aproximação e movimentação pelo lado esquerdo que o Vasco chegou ao gol. Nenê notou Andrey se infiltrando na área. O camisa 8 cruzou para Eguinaldo, que tocou de primeira para Alex Teixeira, que foi derrubado. Pênalti convertido em gol por Nenê.

- O Eguinaldo é um 9, mas com facilidade de jogar ao lado do campo. Trouxemos o Alex porque o lateral-direito do Guarani na verdade é um zagueiro e não tinha a necessidade de o Alex compor ali. Só que nessa situação de o Alex ficar mais por dentro e se aproximar mais do Nenê, do Eguinaldo e do Andrey - e o primeiro gol surge assim, com essa aproximação deles -, colocamos o Eguinaldo mais no lado de campo. E ele deu solução tanto na composição defensiva quanto na aproximação do ataque, pela vitalidade que ele tem – explicou Emílio após a partida.

Com a vantagem, o Vasco tentou controlar a partida, mas sofreu sustos, especialmente na jogada aérea. De cabeça, Yuri quase marcou. Foi preciso Thiago Rodrigues fazer sua primeira grande intervenção. Antes do intervalo, Eguinaldo puxou contra-ataque e deixou Nenê na cara do gol. O camisa 10, no entanto, chutou rente à trave.

Brilho de Andrey e Eguinaldo

Os primeiros minutos da etapa final foram eletrizantes. Com apenas 20 segundos, Marlon lançou Andrey, que arrancou pelo meio, chutou, a bola desviou e sobrou para Eguinaldo ampliar. Com o gol, se desenhou um segundo tempo tranquilo para o Vasco, mas não foi o que aconteceu.

Aos 5 minutos, Thiago Rodrigues fez uma linda defesa em cabeçada de Isaque. Na sequência, em cobrança de escanteio, Anderson Conceição cabeceou e marcou contra. Dois lances seguidos pelo alto, que vem sendo o maior problema defensivo do Vasco.

- Até essa rodada o Vasco era a oitava equipe que mais sofreu gols em bolas paradas. É um ajuste que estamos fazendo. Vamos ajustar. Mas somos a terceira equipe que mais marcou em bolas paradas. Mas realmente é algo que temos que ajustar para não sofrer mais gols assim – disse Emílio.

O gol do Guarani trouxe de volta o clima de apreensão a São Januário. Marlon Gomes, que voltava de lesão e fazia boa partida, foi substituído por Figueiredo. Algo que já estava programado, mas gerou vaias para Emílio Faro.

Com o time visivelmente mais cansado, o Vasco trocou os veteranos Nenê e Alex Teixeira pelos jovens Pec e Palácios. Com Figueiredo e Pec abertos e ajudando na marcação, o Vasco conseguiu controlar o ímpeto do Guarani pelos lados de campo e teve chances para ampliar. Eguinaldo quase marcou um golaço em arrancada desde o campo de defesa. Fábio Gomes, que entrou na parte final, teve duas boas chances.

Nos acréscimos, o Guarani ensaiou uma pressão, o Vasco recuou, mas se portou bem e garantiu a vitória que garantiu os três pontos e trouxe de volta a confiança no acesso, a 11 rodadas do fim da Série B.
 

Foto: Daniel Ramalho/CRVGMarlon Gomes e Andrey Santos
Marlon Gomes e Andrey Santos

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir