Futebol

Análise: Vasco volta a sofrer um velho e conhecido problema

Ontem, o time voltou a sofrer com esse problema. Além das decisões erradas no ataque, falhou muito na defesa e viu o Juventude, que joga pela sobrevivência, aproveitar cada oportunidade com vigor para arrancar uma importante vitória fora de casa.

Com a derrota, o cruz-maltino estacionou nos 42 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Corinthians, que joga hoje. Já o Juventude dorme a dois pontos do Vitória, primeiro fora do Z4.

Com as voltas de Nuno Moreira e Paulo Henrique (suspensos diante do Botafogo) e a entrada de Hugo Moura no time titular, no lugar de Tchê Tchê, o Vasco saiu na frente com Rayan. De volta à posição de centroavante, em que claramente tem melhor desempenho, o camisa 77 era o mais perigoso do time na primeira etapa. Entre arrancadas paradas com falta e a boa deixada para Coutinho quase abrir o placar, ele mesmo foi às redes: em jogada em velocidade, completou de cabeça um bom cruzamento de Lucas Piton da esquerda. O goleiro Jandrei espalmou, mas a bola acabou parando dentro do gol.

Pouco depois de balançar as redes, o rendimento começou a cair. O time passou a perder muitas divididas no meio e errar passes simples no ataque, cedendo muitos contra-ataques para o time gaúcho. E foi numa falha defensiva grotesca que o Juventude empatou a partida. Pela direita, Taliari venceu a marcação frágil de Cuesta e Piton e cruzou. Numa inversão de papéis, o ala Marcelo Hermes emendou uma linda finalização de bate-pronto.

O ritmo vascaíno caiu ainda mais com o empate. E a situação ficou pior com o gol da virada, numa jogada boba. Na reposição de bola, Léo Jardim tomou péssima decisão e forçou a jogada com Nuno Moreira. Jadson roubou a bola do português e entregou para Nenê. O veterano, ovacionado pela torcida do Vasco antes da partida, aplicou a “lei do ex”: tirou Hugo Moura da jogada com uma bonita travada e bateu no canto, em bola que ainda desviou no goleiro antes de entrar. O Vasco saiu de campo sob vaias e gritos de “obrigação é ganhar no Caldeirão”.

No segundo tempo, Diniz tentou qualificar mais a saída de bola com a entrada de Tchê Tchê. O Juventude, precisando defender o resultado, entregou mais a bola aos donos da casa, que passaram a explorar os cruzamentos em sucessão. Alguns, relativamente perigogosos. Matheus França e Vegetti foram outros acionados por Diniz, mas o time seguia pouco organizado e efetivo.

Diniz seguiu acionando homens de frente para tentar sustentar a pressão ofensiva. Aos 42, Paulo Henrique ainda foi expulso pelo segundo amarelo e virou desfalque mais uma vez. Exposto, o time ainda teve tempo de levar o terceiro, em contra-ataque. Giovanny tocou para Ewerthon garantir a vitória do Ju.

— Fizemos o primeiro gol, podíamos ter feito o segundo e terceiro. Aí tomou o gol, depois o segundo poucos minutos depois, com duas falhas totalmente evitáveis. No primeiro, a bola estava no nosso pé, fazemos um passe forçado sem nenhuma necessidade. A gente tinha sete jogadores contra três e tomamos o gol. No segundo gol, não tem sentido nenhum sair com a bola por dentro, com o time todo desorganizado no campo. No segundo tempo, eles baixaram bastante a linha, tivemos dificuldade para criar e cedemos contra-ataque — analisou o técnico Fernando Diniz.

Ao Vasco, vaiado, resta encontrar uma forma de recuperar os níveis de exibição em temporada em que ainda disputa uma semifinal de Copa do Brasil.

Uma sequência de quatro vitórias seguida por três derrotas. O carrossel de emoções vivido pelo Vasco no Campeonato Brasileiro, que ganhou mais um capítulo ontem, na derrota por 3 a 1 para o Juventude, em São Januário, tem uma marca aparente: um baixo nível de concentração que reflete diretamente no desempenho dos comandados de Fernando Diniz.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Juventude Juventude 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Domingo, 23/11/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (33,87%)
Empates 19 (30,65%)
Derrotas 22 (35,48%)
Total 62
Gols
Marcados 86 (52,12%)
Sofrido 79 (47,88%)
Total 165
Saldo 7
Cartões
Amarelos 133 (94,33%)
Vermelhos 8 (5,67%)
Total 141