Imprensa

Andrey Santos contribui de maneira significativa para vitória vascaína

Em maio de 2004, duas peças importantes do meio-campo titular do Vasco na noite desta quarta-feira, na vitória sobre a Ponte Preta, em São Januário, viviam situações totalmente distintas. Nenê, camisa 10 da equipe, já se destacava com a camisa do Mallorca nos gramados europeus. Já Andrey Santos vinha ao mundo no Rio de Janeiro. O encontro de gerações, com destaque maior para a joia de 17 anos, foi fundamental para o triunfo vascaíno. 

O pressionado Zé Ricardo promoveu a entrada de Andrey e o retorno de Gabriel Pec ao time do Vasco. Zé Gabriel deixou a equipe. Figueiredo também começaria no banco, mas Erick sentiu no aquecimento e o camisa 15 iniciou a partida. Na meta, Alexander fez a sua estreia em 2022. Thiago Rodrigues não atuou. Na Ponte Preta, Hélio dos Anjos conseguiu repetir a mesma formação que bateu o CRB.

Vasco e Ponte Preta honraram a principal característica dos jogos de Série B. O 1º tempo foi uma verdadeira batalha física. Muita intensidade nos duelos e marcação forte. Com a bola, verticalidade e precipitação nos dois lados. Andrey Santos, que ainda nem completou 18 anos, estreando como titular, foi quem destoou positivamente na construção dos ataques para o cruzmaltino. 

Mesmo com a equipe da casa tomando a iniciativa e ficando mais tempo com a bola, os visitantes não ficaram só na defesa. Marcaram com ''pegada'' a partir de encaixes e perseguições individuais, mas também tentaram trabalhar a posse no campo rival. Deixaram Danilo Gomes e Echaporã bem abertos. Exploraram a velocidade deles e promoveram infiltrações de Léo Naldi e Ramon para encontrar Lucca na área. 

O artilheiro da Macaca na temporada acionou Danilo Gomes em contra-ataque aos sete minutos, e o ponta bateu de canhota para a defesa de Alexander. Segundos antes o Gigante da Colina havia criado sua primeira boa jogada. Andrey Santos serviu Gabriel Dias em profundidade pela direita, o cruzamento do lateral encontrou Gabriel Pec dentro da área, mas a finalização saiu fraca.

O primeiro bom passe vertical do garoto deixou o recado que o caminho para superar as precipitações passavam por ele. O time, por mais que tivesse volume, passou um bom tempo sem produzir, até que Andrey recebeu de Nenê e acionou Gabriel Pec dentro da área. O atacante cruzou rasteiro e Figueiredo bateu para a ótima defesa de Caique França. Na cobrança do escanteio, o mesmo Figueiredo escorou na ''segunda trave'' para a finalização de Raniel na pequena área. 1x0 Vasco aos 31'. 

O mesmo Andrey quase marcou em rebote de escanteio aos 37', mas não conseguiu finalizar com contundência. O Vasco mostrava-se atento defensivamente. Se mexia com desenvoltura no ataque. Tinha Andrey mais recuado, sempre atrás da linha da bola, e liberando Yuri para infiltrar. Embalado pelo apoio da torcida, não relaxou quanto a postura necessária para se impor em campo. A Ponte igualava na força, mas tinha dificuldades para criar. 

Com a vantagem e o desgaste, o time da casa mudou bastante a postura depois dos 15 minutos do 2º tempo. Se antes disso ainda assustou em cobrança de falta de Nenê, na sequencia foi empurrado pra trás por uma Macaca mais impetuosa em busca do empate. Danilo Gomes chegou muito perto de igualar o marcador em chute da entrada da área. Lucca também bateu falta perigosa. 

Mesmo com volume mais alto em relação ao 1º tempo, a Ponte tinha dificuldades de produzir chances reais. A linha defensiva do Vasco dava boas respostas e segurou a pressão na reta final da partida. Ainda deu tempo do chileno Carlos Palacios estrear no time carioca e Andrey Santos quase coroou a sua boa atuação com belo gol de cabeça. Getulio, Weverton e Edimar entraram bem. 

Fonte: Blog do Rodrigo Coutinho - UOL
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri