Futebol

Antônio Lopes relembra vitória em cima do Manchester United em 2000

Com a chancela da Fifa, a antiga Copa Intercontinental mudou de formato e ganhou mais competidores, nascia assim o Mundial de Clubes da Fifa há 20 anos. E logo na 1ª edição, uma verdadeira "chicotada" mostrou que a diferença entre europeus e sul-americanos não era tão grande assim. O famoso Vasco de Antônio Lopes, Edmundo e Romário colocou o Manchester United de Alex Ferguson "na roda" no Maracanã. A partida foi eleita a 54ª mais importante da história do estádio.

- No meu entendimento, foi a melhor equipe do Mundial. Ela acabou sendo derrotada nos pênaltis na final, mas no total teve mais pontos que o próprio Corinthians. O Vasco deu uma chicotada no United. Uma atuação belíssima, a dupla Romário e Edmundo trucidou com eles - conta Antônio Lopes, treinador do Cruzmaltino naquela ocasião.

O placar diz muito sobre como os clubes eram vistos naquele Mundial. O Vasco contava com uma das melhores equipes de sua história e queria o título que escapou em 1998. O Manchester, apesar de ser o atual campeão da Intercontinental e da Liga dos Campeões, foi constantemente fotografado em farras no Rio de Janeiro, com alguns jogadores sendo acusados pela imprensa inglesa de jogarem de ressaca.

Em campo foi um baile cruz-maltino, e a vitória por 3 a 1 foi construída com certa facilidade, com gols de Romário, duas vezes, e Edmundo, que inclusive virou um tento antológico após drible desconcertante em Silvestre. A derrota eliminou a equipe inglesa da competição e fez o lendário técnico Alex Ferguson dizer que "mesmo eliminado, era o melhor time do torneio". A fala não foi digerida até hoje. Outra “desculpa” foi a ausência do astro inglês David Beckham, suspenso na ocasião.

- O Ferguson falou demais naquela oportunidade. Depois de ter tomado aquela chicotada, ainda teve aquele choro de perdedor dizendo que o United tinha feito a melhor campanha, apesar de ter perdido o jogo. Eu entendo como um choro de perdedor. Ele nunca esperava que o Vasco fosse vencer o Manchester — completa Lopes, sobre a declaração de Ferguson.

O Gigante da Colina fez uma bela campanha naquele Mundial, mas acabou sem conseguir a taça. Na decisão contra o Corinthians, também no Maracanã, foi superado nos pênaltis. Para Pedrinho, não ter ficado com a taça não tira o brilho daquela competição.

- Para nós, era muito legal disputar um torneio com times como o Real Madrid e o Manchester United. Era meio impensável naquela época jogar contra esses craques no Brasil. Mas depois que desfrutamos isso, mostramos a nossa força dentro de campo.

Por: Iago Xavier

Fonte: Papo na Colina
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário