Futebol

Anúncio sobre mudanças dos Estaduais surpreendeu até dentro da CBF

Ao se eleger presidente da CBF, no domingo, Samir Xaud surpreendeu com um anúncio de uma redução grande de Estaduais no calendário: caíram de 16 datas para 11 datas.

Essa decisão foi tomada após conversas do dirigente com funcionários da CBF, clubes e algumas federações aliadas.

Quando o número foi divulgado, houve surpresa inclusive em parte das entidades estaduais. A grande maioria do grupo aliado apoiou e gostou da ideia. Mas houve federações que ficaram incomodadas. Todos terão de se adaptar à nova realidade.

O maior impacto será sobre o Campeonato Paulista. Após tentar uma chapa de oposição, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, nem foi à eleição de Samir Xaud. Também não foi ouvido sobre a mudança de calendário.

Mas houve, sim, discussões com clubes e federações, entre eles Botafogo e Palmeiras. O número de datas debatido foi entre 10 e 12. Acabou fechando em 11. Alguns clubes fora do ciclo de aliados, como o Flamengo e Fluminense, que assinaram manifesto de cobranças, também são a favor da diminuição das competições.

Foi uma decisão de Xaud, que queria deixar uma marca de avanço em seu chegada. Havia a avaliação de que ou a medida saía agora ou nunca. O anúncio surpreendeu até dentro da CBF - o discurso pronto e publicado no site falava em 12 datas.

Há diversos detalhamentos do calendário para serem feitos ainda. Isso acontecerá nos próximos meses. Por exemplo, as 11 datas valerão só para times da Série A ou também para a B? Ainda há outros ajustes no calendário e em competições na CBF.

Entre os aliados, Ricardo Paul, da federação paraense e vice da CBF, disse que vai ter de ajeitar seu campeonato, talvez cortar uma das finais. Outras federações das Série A e B, como a Goiana, também terão de cortar datas, já que o campeonato tem 17 jogos. Na Bahia, são 13.

Em seu primeiro dia, Xaud botou as cartas do novo calendário na mesa. Agora, resta saber como os dirigentes do futebol brasileiro vão joga-lo.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes
  • Domingo, 26/10/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 3
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 05/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (35,59%)
Empates 19 (32,20%)
Derrotas 19 (32,20%)
Total 59
Gols
Marcados 85 (54,49%)
Sofrido 71 (45,51%)
Total 156
Saldo 14
Cartões
Amarelos 125 (94,70%)
Vermelhos 7 (5,30%)
Total 132