A vitória do Juventude sobre o Cruzeiro era tudo que o Vasco precisava para alcançar a vice-liderança na competição, mas o Gigante da Colina amarelou e perdeu para o Grêmio, por 3 a 1, no Estádio Olímpico, encerrando uma série de 9 jogos sem derrota. Com o resultado, a equipe se manteve na terceira colocão, mas pode ser superada por Botafogo ou Palmeiras, que se enfrentam na quinta-feira. Já os gremistas subiram para a quarta posição, chegando à zona de classificação da Libertadores.
O Tricolor Gaúcho levantou a sua torcida logo aos 9 minutos de partida. O colombiano cobrou com perfeição uma falta da entrada da área cruzmaltina, sem chances para Sílvio Luiz. A reação vascaína não tardou e, aos 15, Alan Kardec, famoso pelas cabeçadas, usou os pés e arriscou um chute rasteiro de fora da área e Saja aceitou, 1 a 1. Ainda comemorando o empate, um apagão total caiu sobre a zaga do Vasco, que deixou Ramon completamente livre para receber o passe de Tuta e mandar para o fundo das redes.
Ao longo da primeira etapa, o Gigante da Colina sentiu a falta de Conca, seu principal armador. Com dificuldade na criação das jogadas, a equipe foi freada pela forte marcação gaúcha, excelente na partida. Aos 25, por muito pouco, Tuta quase ampliou o placar, de cabeça. Roth ainda teve que tirar Perdigão da equipe, machucado em uma dividida.
Naufrágio da caravela vascaína
Apesar de ter feito um fim de primeiro tempo precavido, o Grêmio partiu para o ataque no início da etapa final. A pressão gaúcha foi abalada pela expulsão do lateral Marcelo Labarthe reacendeu a esperança de empate do Vasco, que partiu para cima. No entanto, um erro da arbitragem deixou o Gigante da Colina com 10 homens em campo. O zagueiro e capitão da equipe, Jorge Luiz, levou, injustamente, o segundo amarelo após dividida com Tcheco. Sem zagueiros no banco de reservas, Roth teve que improvisar Roberto Lopes na zaga.
Daí para frente, o que se viu foi a superioridade gremista. Aos 24 minutos, Tuta deu um passe de calcanhar para Hidalgo, que ajeitou para Sandro Goiano chutar forte e ampliar a vantagem gaúcha. Satisfeito com o resultado, o Tricolor Gaúcho se retraiu e assistiu a um apático Vasco tentar, sem qualquer demonstração clara de perigo, uma reação.
Para tentar se recuperar e não perder o fôlego na busca pela Libertadores, o Gigante da Colina terá um grande desafio neste sábado. Ainda defendendo a invencibilidade dentro de São Januário, que já chega a um ano, o time de Celso Roth encara o São Paulo, líder isolado da competição.