Futebol

Apesar dos tropeços, Vasco mostra poder de fôlego na volta à elite

O Vasco da Gama está de volta à elite do futebol brasileiro, buscando se firmar de uma vez por todas na Primeira Divisão. Após vultuoso investimento da 777 Partners, o time voltar a dar mostras de competitividade, criando esperanças em seu torcedor, mesmo após resultados adversos. No AssisNews você acompanha tudo sobre o futebol brasileiro e as principais novidades do Vascão.

Na era SAF, mais de 100 milhões já foram investidos para montar um elenco capaz de bater de frente com os principais times do país. Embora o processo seja gradual e exija paciência dos apaixonados pela Cruz de Malta, já dá para se tirar impressões positivas, ainda que o time não tenha conseguido avançar na Copa do Brasil, por exemplo.

O grupo estrangeiro não tem medido esforços na profissionalização do Futebol, contratando profissionais com experiência a nível mundial para coordenar esse processo de restruturação. Também o elenco conta com jogadores de destaque.

Com o cofre cheio, a famosa bala na agulha, o Cruzmaltino volta, depois de décadas, a ter poder de fôlego para se movimentar no mercado da bola, construindo um time que faça jus à sua história vitoriosa.

Entre os principais reforços para a temporada estão o atacante Pedro Raul, um dos principais artilheiros do país, o lateral da Seleção do Uruguai, Pumita Rodríguez, o também lateral Lucas Piton, o volante Jair, o zagueiro Léo e o atacante Lucas Orellano.

E não para aí. Outra prova dessa nova fase que o time vive é que, se antes a defesa era um motivo de dor de cabeça, no sentido negativo, agora o Vasco pode se dar ao luxo de ter a dor de cabeça, mas por outro motivo. Um exemplo é o gol. O plantel conta com dois goleiros de peso, brigando pela disputa: Léo Jardim e Ivan.

Mesmo tendo resultados adversos em alguns dos clássicos na temporada, o Gigante da Colina não fez feio e mostrou que, com as peças que dispõe, pode brigar de igual para igual com os adversários, voltando a vencer um rival carioca depois de longo período de jejum.

Fora das quatro linhas, o time também busca avançar em outras frentes. A gestão não abriu mão de competir no Maracanã e foi até o fim na briga pelo estádio. A aquisição de um novo espaço para o Centro de Treinamentos, em função das constantes disputas policiais na Cidade de Deus, é uma das metas, para oferecer melhores condições e mais segurança aos profissionais.

Enquanto os outros clubes do Brasil que aderiram à Sociedade Anônima do Futebol (SAF) se veem diante de frustrações, o Vasco da Gama, até o momento, se mostra convicto de que foi um bom negócio para o clube.

Tal é o profissionalismo que as contratações que chegam a São Januário passam por um rigoroso processo de análise de desempenho, conforme revelou o diretor de futebol Paulo Bracks.

“As contratações no Vasco passam por um processo rígido. E não abrimos mão dele, porque minimiza os riscos (toda contratação, seja ela de qualquer nível, tem risco) e nos permite justificar todos os movimentos. Procuramos ter lógica em tudo. Todo jogador que chega, traz consigo um porquê de ele estar aqui. Desde dezembro, quando iniciamos as contratações visando a temporada 2023, não contratamos aleatoriamente ou com base em pressão de fora”, explicou o dirigente.

Todas as contratações também passam pelo crivo do técnico Maurício Barbieri, se adequando ao seu estilo de jogo. E até aqui os torcedores já reconhecem a evolução sob o comando do treinador.

A maior prova de fogo para o Gigante da Colina será o Campeonato Brasileiro, uma vez que o Campeonato Estadual e a Copa do Brasil trazem, até então, adversários inferiores tecnicamente.

Analisar, antecipadamente, qual será a colocação do time neste retorno à Série A ainda é prematuro, diante das incertezas do futebol, mas a equipe se mostra entrosada e, uma vez encorpando de vez o estilo de jogo de Barbieri.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário