Futebol

Após 90 dias, torcida do Vasco reencontra o time em São Januário

Noventa dias. Esse é o tempo que a torcida do Vasco teve que esperar para voltar às arquibancadas de São Januário. O reencontro será nesta quinta-feira, às 19h, contra o Coritiba, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a primeira vez do técnico Ramón Díaz e dos reforços que mudaram a cara do time jogando em casa com o apoio dos vascaínos.

São Januário está fechado para o público desde 23 de junho, um dia após o jogo contra o Goiás, que terminou com confusão dentro e fora do estádio. Por isso, a Justiça interditou o local. O Vasco conseguiu reverter a decisão na última semana, após acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, e todos os ingressos para a partida desta quinta foram esgotados em poucas horas.

Na volta à sua casa, a torcida do Vasco promete uma festa como ainda não se viu na temporada. Com o time em ascensão no campeonato e vindo de vitória marcante no clássico contra o Fluminense, os vascaínos preparam mosaico, bandeirão 3D e outras ações para esquentar as arquibancadas.

O Vasco havia planejado montar um mosaico na partida contra o Atlético-MG, pela 20ª rodada do Brasileirão, no Maracanã. Na ocasião, não conseguiu permissão do consórcio que administra o estádio. O clube tentou aproveitar o material no Nilton Santos para o clássico contra o Fluminense, mas também sem sucesso. A festa ficou para o retorno a São Januário.

- Sempre disse que para a gente (jogar em casa, com a torcida) é muito importante, e em nossa casa vai ser ainda melhor. Vamos colocar mais pressão. Vim muitas vezes aqui para jogar a Libertadores e sempre foi muito difícil jogar em São Januário. Por isso queremos jogar em nossa casa, ser protagonistas ali - afirmou Ramón Díaz após a vitória sobre o Fluminense.

A ansiedade de Ramón Díaz tem um motivo. O treinador chegou ao Vasco no dia 15 de julho e ainda não encontrou a torcida em São Januário. Os dois únicos jogos do argentino com público como mandante foram no Maracanã e no Nilton Santos.

E não só o técnico criou expectativas para esse momento. Os dez jogadores contratados na segunda janela chegaram ao clube com o estádio já interditado. Desses, apenas Rossi sabe o que é atuar em São Januário com as arquibancadas cheias, já que jogou pelo Vasco em 2019. Os outros nove vão "estrear" nesta quinta.

- São Januário é nossa força, nossa casa, e estou ansioso para jogar lá e ver o caldeirão ferver - destacou o meia Paulinho, contratado em julho.

- É muito importante jogar na nossa casa. Vai ser um jogo especial para mim, poder jogar em casa, com a nossa torcida. Vai ser difícil ganhar da gente lá - declarou Praxedes, outro reforço da segunda janela.

Quem já conhece a força de São Januário também entende a importância do estádio para a campanha de recuperação do Vasco no campeonato:

- Quando o caldeirão está lotado, a gente ganha mais um jogador dentro de campo. Estamos muito felizes com a volta da torcida a São Januário, agora é demonstrar dentro de campo - disse o atacante Gabriel Pec, artilheiro do Vasco no Brasileirão.

Antes da interdição de São Januário e da punição do STJD com quatro jogos sem torcida, o Vasco tinha a décima maior média de público pagante do futebol brasileiro na temporada 2023. Agora, os vascaínos prometem apoiar o time em sua casa até o fim do Brasileiro, com o objetivo de deixar a zona de rebaixamento. Hoje, a equipe é a 18ª colocada, com 20 pontos.

Fonte: ge
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Cruzeiro Cruzeiro 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/06/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Sábado, 22/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 26/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sábado, 29/06/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 03/07/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 08/07/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir