Afirmação. Essa é a palavra que define o momento de Thiago Mendes com a camisa do Vasco. Os comandados de Fernando Diniz venceram o Botafogo por 2 a 0, no domingo, em São Januário, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca. O volante foi um dos destaques da partida e comandou o meio-campo da equipe vascaína.
O meio-campista vem acumulando boas atuações em sequência e tornou-se um titular absoluto no time de Diniz. No entanto, nem sempre foi assim.
Thiago foi anunciado oficialmente pelo Vasco em julho de 2025 como a primeira contratação do diretor Admar Lopes e, até conseguir ter boas atuações, precisou de alguns meses. O jogador de 33 anos conviveu com problemas físicos em seu início no Vasco e teve dificuldades para engatar uma sequência.
As primeiras atuações também não empolgaram o torcedor. Quando era acionado, demonstrava estar fisicamente abaixo dos companheiros. Thiago passou por um período de recondicionamento físico nas primeiras semanas, depois de poucos jogos no futebol do Catar e dois meses sem entrar em campo, quando ainda era jogador pelo Al-Rayyan.
No entanto, o cenário começou a mudar em um roteiro parecido com o da partida deste domingo, diante do Botafogo. Vasco 5 x 1 Internacional, 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 28 de novembro de 2025. Muita chuva em São Januário, campo encharcado. Ambiente adverso, mas não para Thiago Mendes, que entrou no segundo tempo, ocupou bem os espaços e participou do terceiro gol vascaíno, com um belo passe de trivela para Andrés Gómez, que serviu o atacante Rayan para balançar as redes.
Desde então, o camisa 23 não perdeu mais a titularidade. Pelo contrário: se firmou na equipe e virou peça fundamental na engrenagem de Fernando Diniz, principalmente na reta final da Copa do Brasil.
O volante, ao lado de Cauan Barros, ditou o ritmo nas semifinais contra o Fluminense e nas finais diante do Corinthians. O jogador foi um dos atletas poupados pelo torcedor na derrota para o clube paulista, na decisão no Maracanã.
Em 2026, Thiago Mendes mantém o nível de atuações e, definitivamente, caiu nas graças da torcida. Ao lado de Brenner e Coutinho, o meio-campista vascaíno foi o eleito um dos melhores em campo na vitória sobre o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, em votação realizada no ge. São seis partidas como titular neste início de temporada.
Mais lidas