Futebol

Após o avanço da Covid no Rio, Vasco realizará testagem semanal

Nova resolução da Prefeitura, que reduz para sete dias o período mínimo recomendado para o confinamento, permite clube antecipar o retorno de atletas contaminados.

Com o aumento no número de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro nos últimos dias e com seis contaminados no elenco, o Vasco voltou a adotar medidas mais firmes no protocolo de prevenção contra o coronavírus, como a testagem semanal do elenco e comissão técnica durante o período crítico.

Na primeira testagem do ano, na última segunda, Nenê, Riquelme, Léo Matos e Thiago Rodrigues acusaram positivo para o vírus. Além desses, os reforços Luis Cangá e Matías Galarza também foram contaminados e seguem em seus países-natal até a liberação para viajarem ao Rio de Janeiro.

Mateus Freitas Teixeira, médico cardiologista do Vasco, afirmou à reportagem que o clube fortaleceu as ações de conscientização do elenco. Ele disse ainda que vão seguir a nova resolução, publicada na última quarta, que reduz para sete dias o período mínimo recomendado para o isolamento domiciliar em casos confirmados de Covid. Para assintomáticos, o novo prazo é de cinco dias.

- A gente sabe do aumento no número de infecções, da variante ômicron e da gripe. Com isso, redistribuímos uma cartilha que lembra a importância da vacinação, do uso de máscaras e de álcool gel. Vamos testar nossos atletas e a comissão semanalmente. Estamos alinhados aos protocolos e diretrizes municipal, estadual e federal, além da nossa federação.

- Saiu uma portaria nova falando sobre isolamento de sete dias e, no caso de assintomáticos, isolamento de cinco dias. Assim será feito. Quanto aos atletas que vêm de fora, eles são testados no seu país de origem e, quando chegam no Vasco, são testados novamente - declarou o médico.

O número de testes positivos para Covid-19 chegou a 41% no Rio de Janeiro, em meio ao avanço da variante ômicron. Os dados estão disponíveis nesta quarta-feira, no site da Prefeitura. É o maior número para uma semana desde a segunda semana de janeiro de 2020. Naquela época, porém, o número de pessoas internadas era maior.

A decisão da Secretaria Municipal de Saúde permite o clube antecipar o retorno dos quatro atletas positivados na reapresentação. Mesmo com a possibilidade de contar com os jogadores na próxima semana, o Vasco decidiu mudar o planejamento para a pré-temporada. O novo cenário fez a diretoria alterar a viagem para Pinheiral, onde o time treinaria a partir da próxima terça-feira.

- Nossa programação sofreu algumas alterações no início desta semana devido aos casos de Covid-19 no retorno para a pré-temporada. A ida para Pinheiral foi adiada em uma semana. O elenco seguirá para o CT João Havelange entre os dias 19 e 20 e só retornará ao Rio de Janeiro após a partida de estreia no Campeonato Carioca, diante do Volta Redonda, na casa do adversário - afirmou o Vasco em nota.

Na próxima semana, Zé Ricardo vai seguir orientando os treinos, em tempo integral, no CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus. A nova data da viagem a Pinheiral pode ser benéfica para o treinador, que espera a chegada de mais reforços, tendo em vista as lacunas abertas ao fim da última temporada.

Fonte: Globo Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário